domingo, 28 de fevereiro de 2010

Solidão a dois

Os corações já não se sentem mais, estão bem distantes, mas continuam juntos, temem a dor de uma separação, pois não querem fazer os parentes sofrer, vive fazendo a base do faz de conta, que tudo vai bem, são solitários, embora dormindo juntos.
Uma declaração de um filho de um caminhoneiro que diz:
Mamãe viveu a maior parte de sua vida sem um homem ao seu lado, mas nunca se sentiu sozinha, pois, papai sempre estava ali, pois de longe ele ligava e dizia:
Querida, sinto a sua falta, pensei que tendo um homem ao meu lado sempre, minha vida seria bem melhor, mas não foi assim, pois sinto me sozinha tendo um homem junto a mim, pois vou curtindo uma solidão a dois, pois a solidão é um mal, uma doença contagiosa.
Só agora reconheço que não é tanto a presença fisica que nos livra da solidão, mas a plena certeza de que somos amados e que alguém se importa com o nosso viver.
Rejeite toda indiferença, mostre interesse pelo que o seu cônjugue faz, mostre interesse por aquilo de que ele gosta, é o mais importante: interesse-se pelo seu cônjugue, isso é o que fará a grande diferença, sim, toda a diferença, pois só o amor verdadeiro pode vencer toda diferença, ainda existe a viuvez de marido ou mulher viva, temos que mudar este panorama cruel.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Exame de conciência

O contrário de amor não é ódio, mas indiferença
O contrário de fé não é arrogância, mas indiferença
O contrário de cultura não é ignorância, mas indiferença
O contrário de arte não é feiura, mas indiferença
O contrário de paz não é guerra, mas indiferença
Ser indiferente é ser alheio a tudo, como aquele garotinho que perguntou ao seu coleguinha: Você sabe o que é que eu estou fazendo? Respondeu o outro: Não seu e nem quero saber, respondeu com desdém.
Perguntou novamente: Sabe que horas são? insistiu o primeiro, querendo ganhar sua atenção: Nem me fale, foi a pronta resposta do colega: Como posso obter uma pipa igual a sua? Não sei respondeu o outro arrogantemente: Então como ultima tentativa, ele disse ao seu amigo desinteressado: Sabe quem foi que faleceu hoje pela manhã? respondeu o colega: Lá de casa sei que não foi, pois quando sai todos estavam vivos: Dito isso retirou-se indiferente a tudo e a todos

Deveres do marido e da mulher

Deveres das mulheres:
Serem submissas a seus maridos, serem submissas sem serem subservients, fazendo com amor e dedicação a sua função de adjutora.
  • Reconhecerem a posição de autoridade dos maridos, estar sujeitas, como diz a bíblia, não é ser escrava, mas reconhecer que existe alguém acima, o marido, em valor os dois são iguais diante de Deus, mas, em questão de autoridade, deus pôs o homem como cabeça da mulher, essa ordem é inalterável.

Deveres dos maridos:

Amarem suas esposas no mesmo nível em que Cristo amou sua igreja, dando a vida por ela, é muito mais fácil obedecer alguém que nos ama de verdade

Serem bons líderes em seus lares, cada marido deve ser o líder, o cabeça, sem ser o machão ou agir com despotismo, nesse texto Jesus é apresentado como modelo de liberdade e liderança através de seu relacionamento com a igreja, amando-a, sofrendo e dando a sua vida por ela. Renunciando a si mesmo pela felicidade de sua igreja. O machismo e o feminismo que se alardeiam por ai são sinais claros de decadência humana. Mas, o amor sincero que vemos em muitos casais cristãos ensina-nos que nem tudo está perdido e que, se fizermos tudo que o senhor nos manda fazer, seremos vencedores

O decálogo para o casamento feliz

Aqui mencionaremos uma lista de boas virtudes para que a vida a dois no casamento possa ser de fato aquilo sonhado por Deus para todos os seres humanos que sentirem este chamado.
  • Fidelidade: Cônjugue, não tenha familiaridade com pessoas de sexo oposto
  • Ordem: Marido, seja o cabeça da família. Ame e proteja a sua mulher, Mulher seja o coração do lar. Ame e obedeça no senhor o seu esposo
  • Propósito: Tenha ambos uma meta digna para a vida presente e lutem juntos com firmeza para alcança-la
  • Personalidade: Tenham reverência e e respeito um para com o outro. Mantenham a sua personalidade, melhorando-a e desenvolvendo-a a cada dia
  • Deveres: Cumpram mutuamente o previlégio conjugal. De comum acordo abstenham-se do mesmo por algum tempo
  • Equilíbrio: Quando tiverem desavenças, conservem a fé, a paciência e sobretudo a esperança
  • Delicadeza: Tenham delicadeza e ternura um para com o outro. As relações matrimôniais são sumamentes delicadas e podem transformar-se em tragédias
  • Ética: Cultivem um espírito genuinamente religioso, livre de fanatismo e hipocresia. Formem uma trindade indissolúvel: Deus esposo, esposa. Recordem sempre que o corpo humano é templo de Espírito Santo e que o msexo é sagrado
  • Apreço: Expressem diariamente por seus cônjugues. Observem nele todo o bem visèvel. Descubram suas qualidades boas e tragam-nas a luz
  • Amor: Desenvolvam a capacidade de amar. Estudem a ciência e a arte de amar. A melhor preparação para um casamento feliz é a vontade de amar. Se Cristo reina no lar do homem convertido, não há razão para que ele se dissolva

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Quaresma – tempo de reformas e construção!

Um novo tempo se descortina no cenário da Igreja nestes dias. Quando paramos pra pensar um pouco a respeito da QUARESMA, logo notamos a riqueza desse tempo litúrgico. Aliás, também percebemos a grande possibilidade que temos de restabelecermos nossa relação com Deus e com o “outro de mim”.
Gosto de pensar que a Quaresma é um tempo singular, no qual deitamos no chão da existência humana e levantamo-nos mais devolvidos, uma vez que havia muitas partes de nós esparramadas, caídas por aí, levadas pela miséria do pecado… Essa dinâmica do deitar-se no chão e levantar-se outro, nos ajuda a viver com sacralidade o rito litúrgico das cinzas. Revela nossas fragilidades e limitações, ao passo que também nos põe de pé, levando-nos a acreditar que ainda vale a pena ir adiante; levando-nos também a compreender que estamos em construção, que estamos em reforma. E que nesta reforma é Deus mesmo quem “tira a primeira pedra”. Ele nunca atira. Deus não sabe atirar… Prefere tirar… Devolvendo-nos a nós mesmo a cada dia, surpreendendo-nos com medidas que não merecemos.
Quaresma, é portanto, esta oportunidade bonita de experimentar em nosso ritmo de vida 40 dias para nos reformarmos, refazermos e observarmos a qualidade dos passos que temos dados rumo à conversão e santidade. Tenho aprendido que a partir desta compreensão, fica claro também que como disicípulos caminhamos no embalo daquele mesmo movimento do Bom Mestre, que jejuou e inclinou-se em oração por 40 dias. Pois bem, é esta a espiritualidade da Quaresma. Todavia, como é próprio deste tempo não queiramos fazer da penitência, das orações, jejuns e tantas outras práticas como um fim em si mesmas. Ao contrário, do mesmo modo que foi para o Cristo, elas também são para nós instrumentos, alicerces que solidificam a construção da nossa salvação. Nesta linda caminhada de 40 dias, deixemos que o Espírito Santo também seja nosso Bom Companheiro de estrada, do mesmo modo que foi para o Cristo. Caminhemos firmes, pois o ápice desta caminhada é justamente o terceiro dia no romper da Páscoa.

Por: Jerônimo Lauricio

Missionário e Seminarista da Comunidade Canção Nova.
Bacharel em Filosofia
Site: www.jeronimolauricio.com

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A preocupação do Sumo Pontífice para que a campanha realmente converta pessoas

.
Papa deseja sucesso à Campanha da Fraternidade no Brasil
Iniciativa traz como tema “Economia e vida”



BRASÍLIA, quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org).- Bento XVI saudou a Campanha da Fraternidade da Igreja no Brasil (CF), por meio de mensagem enviada ao presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Geraldo Lyrio Rocha.
A Campanha, aberta nessa quarta-feira, é realizada durante a Quaresma. Traz o tema “Economia e vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
Realizada de forma ecumênica pela terceira vez, a CF congrega cinco igrejas cristãs, membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, responsável pela Campanha de 2010.
Bento XVI desejou sucesso às Igrejas e Comunidades Eclesiais no Brasil “que, neste ano, decidiram unir seus esforços para reconciliar as pessoas com Deus, ajudando-as a se libertarem da escravidão do dinheiro”.
“Recordo que a escravidão ao dinheiro e a injustiça têm origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa convivência com o mal.”
“Encorajo-vos a perseverar no testemunho do amor de Deus, do Filho de Deus que fez-Se homem, do homem agraciado com a vida de Deus, do único Bem que pode saciar o coração da gente”, escreve o Papa.
O CMI (Conselho Mundial de Igrejas), que reúne 349 igrejas em todo o mundo e mais de meio bilhão de cristãos, também manifestou seu apoio à Campanha da Fraternidade no Brasil.
Em mensagem, o CMI afirma que “está engajado nesta reflexão, questionando as interrelações entre riqueza e poder, que geram injustiça e pobreza, além de lesar gravemente a boa criação de Deus. Esta é, portanto, uma causa que mobiliza a família cristã não só no Brasil, mas ao redor do mundo todo”.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Para aprofunadar melhor

  • O vento sul aquieta a terra (Jó 37;17)
  • É seguido pelo calor (Lc 12;55)
  • E sopra suavemente (At 27;13)
  • Mas provém do poder de Deus (Sl 78;26)
  • O frio provém do norte (Jó 37;9)
  • E produz chuva (Pv 25;23)
  • Para satisfazer a terra desolada e seca, e para fazer brotar a erva tenra. Tanto como o vento norte e o vento sul, são necessários no seu tempo para tornar frutifero o jardim.

A pessoa do Espírito Santo ele é muitas vezes anunciado por meio de simbolos tais como: Agua, vento, pomba, calor, fogo, oleo, azeite, unção, poder do alto, espirito da verade, paraclito.... etc.

Na Bíblia a pomba é tipifica o Espírito Santo e aqueles em que o Espírito Santo habita.

O servo de Abraão que leva Rebeca para Isaac, tipifica o Espirito Santo que nos conduz a Deus

Assim os Israelitas que caminhavam pelo deserto a noite e uma coluna de fogo ia por tras deles para iluminar eles, enquanto que os egpicios ficavam nas trevas, assim são os que são conduzidos pelo Espirito Santo, eles não andaram nas trevas.

Rebeca não duvidou da proteção do servo de Abraão e se colocou totalmente sob sua conduçaõ, assim devem ser os seguidores de Jesus, não duvidar da proteção do Espirito Santo e se colocar se sob sua inspiração e condução.

Assim o servo de Abraão introduziu Rebeca na presença de Isaac, assim o Espirito Santo nos introduz na presença de Deus.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Quinta-feira após a quarta-feira de cinzas.
“Amai o Senhor, teu Deus, e obedece-lhe”.
A passagem que hoje meditamos é de Deuteronômio 30,15-20.
Na homilia de encerramento do Sínodo da palavra o papa Bento XVI nos exorta que “ser discípulos de Cristo significa por em prática os seus ensinamentos, que se resumem no primeiro mandamento da Lei Divina: o mandamento do amor. Um amor testemunhado concretamente nas relações entre as pessoas: devem ser relações de respeito, de colaboração, de ajuda generosa”. Já o papa João Paulo II nos ensina que nosso corpo é nosso sacramento e a finalidade de nosso corpo é amar. Refletindo nesta verdade, percebemos que no caminho de conversão muitas vezes temos que retornar ao amor. Para isso temos que retornar à fonte: o coração de Deus. É “na Palavra de Deus que conhecemos o Seu coração” dizia São Gregório Magno.
Como Renovação Carismática Católica, vamos entrar mais uma vez em comunhão e nos posicionarmos como pessoas que nasceram com a finalidade de amar. Assim como está no mandato de Deus em Deuteronômio. Vamos retornar ao coração trinitário de Deus que nos capacita a amar. Se nos for necessário, apresentemos hoje ao Senhor as situações ou pessoas que temos dificuldade de amar.
Vamos tomar posse desta palavra e pedir a Deus, que é Amor, que nos dê a graça de amar. Por isso, é importante detectarmos as fraquezas em relação ao amor, tenhamos a coragem de chegar ao íntimo do coração de Deus como os grandes homens da Bíblia fizeram, a fim de deixar o nosso coração ser purificado pelo amor de Deus.
Irmãos, sabemos orar! Então, oremos neste dia conforme o Espírito Santo nos conduzir a fim de que toda Renovação carismática católica seja colocado no mar de amor de Deus, pois Deus nos dá um mandato: “mando-te hoje que ames o Senhor, teu Deus, que andes em seus caminhos, observes seus mandamentos, suas leis e seus preceitos, para que vivas e te multipliques, e que o Senhor teu Deus te abençoe na terra em que vais entrar para possuí-la” (Dt 30,16).

Sexta-feira após a quarta feira de cinzas.
“Sabeis qual é o jejum que eu aprecio?”(Isaias 58,6)
A passagem bíblica de hoje é Isaias 58,1-9.
Para melhor refletirmos este dia é importante pensar como nos relacionamos com Deus no dia em que jejuamos. Em Isaias 58, 6ss, o profeta nos exorta sobre o jejum que agrada a Deus. Vamos refletir sobre isso: que cadeias injustas precisamos romper? Quais são os jugos que estão amarrados?
Quero lembrar que o papa Bento XVI na homilia de enceramento do Sínodo da Palavra nos exorta “que o próximo a ser amado é também o estrangeiro, o órfão, a viúva e o indigente, aquele cidadão que não tem defensor algum”. Muitas vezes jejuamos sem amar. Deixamos de comer hoje, armazenado para amanhã.
Então, que alimento eu posso oferecer aos famintos? Que abrigo eu posso dar aos “sem asilo”? Como posso vestir o maltrapilho? Ainda podemos pensar: quem eu posso alimentar, abrigar e vestir?” Olhemos, hoje, para as pessoas que estão próximos de nós, talvez, alguns membros de nossa família, alguém que é nosso vizinho, ou até alguém que é nosso irmão no grupo de oração.
O alimento que eu deixei de comer neste dia de jejum, vai alimentar o irmão que talvez há dias não tem o que comer. Não podemos deixar de pensar em outra situação: não podemos jejuar como os hipócritas, fariseus, que demonstram fazer esta prática por mero legalismo, mais o coração estão cheio de orgulho, de mentiras, de falsidade, de mágoa.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade 2010

CONVOCAÇÃO PARA A QUARESMA

Nesta Quaresma, os membros da RCC de todo o Brasil estão sendo convidados a se unirem de uma forma muito concreta: somos chamados a fazer uma leitura orante da Bíblia, em total unidade.

No texto abaixo, a coordenadora da Comissão de Formação, Lucimar Mazieiro, nos apresenta as passagens bíblicas que vão nos conduzir nesse período. Sabemos que o Senhor está pedindo que nos unamos em torno de Sua Palavra para que, juntos, reconstruamos as muralhas. Se nos unirmos, através da leitura orante da Bíblia, estaremos dando passos para concretizar essas moções. Que nesta Quaresma possamos dar testemunho de amor fraterno, de irmãos que caminham na mesma direção.

Espiritualidade nesta Quaresma: Unidos pela Palavra

Neste período da quaresma, nós da Renovação Carismática Católica, vamos buscar seguir o que o Papa nos pediu na homilia de encerramento do Sínodo da Palavra. Bento XVI disse que devemos ter uma tarefa prioritária neste milênio: “Alimentar-se da Palavra de Deus, para tornar eficaz o compromisso da nova evangelização”.

Isto se dará por alguns motivos: primeiro porque o Senhor nos pede para voltarmos à prática da leitura da Palavra. Depois porque este é um tempo de reconstrução, e, também, de construção. Queremos ser obedientes ao apelo de Deus e trabalhar na construção, iniciando pela reconstrução de pilares que precisam de reparações. Um desse pilares é nossa vida de oração. Portanto vamos nos unir, através da Palavra e da oração.

A prática da leitura orante da Palavra de Deus é algo que devemos reconstruir em nossa espiritualidade, por isso, a cada dia da quaresma, vamos meditar um trecho da Sagrada Escritura. Transformando este período num tempo de escuta, de intimidade, de diálogo com o Senhor.

Desejamos, ardentemente, mergulhar no conhecimento da Palavra, porque como nos afirma São Jerônimo “quem não conhece as escrituras, não conhece a potência de Deus, nem sua sabedoria”. Se quisermos nos fortalecer, aprofundar nossos alicerces, ser potencializados na evangelização com poder, com sabedoria, temos um caminho a seguir: o da leitura da Palavra de Deus!

Irmãos, com perseverança, vamos, dia-a-dia, mergulhar no coração de Deus através do que temos na Bíblia.

DIRECIONAMENTOS: TEMAS A SEREM MEDITADOS

Vamos seguir um caminho assim: teremos uma reflexão diária, que terá início na quarta-feira de cinzas (17 de fevereiro) e irá até a Semana Santa. Abaixo, estão descritas quais são as meditações de cada dia. Primeiramente de quarta-feira, até sábado (20 de fevereiro). Depois, as leituras e meditações da primeira semana. Leia atentamente para compreender. Os temas das demais semanas serão disponibilizados gradualmente, no decorrer da Quaresma.

Temas para reflexão da quarta-feira de cinzas até sábado, 20 de fevereiro:
Quarta-feira de cinzas: “Voltai a mim de todo o coração!”
Quinta-feira após a quarta de cinzas: “Ama o Senhor, teu Deus, e obedece-lhe”
Sexta-feira após a quarta de cinzas: “Sabeis qual é o jejum que eu aprecio!”
Sábado após a quarta de cinzas: não vim chamar à conversão os justos, mas os pecadores.

Temas para reflexões das semanas da quaresma.
“Temos uma responsabilidade de apoiados pelo Espírito Santo, em comunhão com os sucessores dos apóstolos e o sucessor de Pedro, difundimos mais, ainda mais, a Palavra de Deus no coração do mundo, deste nosso mundo que insiste em viver como se Deus não existisse, mas que ao mesmo tempo tem fome e sede de Deus e de sua Palavra. Esta é a tarefa dos movimentos eclesiais e das novas comunidades: Edificar a Igreja e servir a humanidade, de forma particular, anunciando que a Palavra Viva de Deus é uma pessoa – Jesus Cristo, Nosso Senhor. E o encontro pessoal com Ele é capaz de transformar a vida”, nos disse Bento XVI na Vigília de Pentecostes em 2008.
Com base nessas responsabilidades, vamos trabalhar um tema em cada semana, direcionando as leituras para isso:
I Semana: Reconstruir nossas muralhas
II Semana: Edificar a Igreja – Casa da Palavra.
III Semana: Viver a Palavra – Rosto da Palavra
IV Semana: Anunciar a Palavra – Voz da Palavra
V Semana: Caminhar coma Palavra – Missões
Semana Santa – As Palavras de Jesus na Cruz

PRÁTICA: INICIANDO NOSSA CAMINHADA EM PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA

Quarta-feira de cinzas.
“Voltai a mim de todo o coração”(Joel 2, 12ª).
A Igreja nos ensina, neste dia, a prática espiritual que nos auxilia no caminho da conversão: o jejum e a abstinência de carne.
A passagem que vamos utilizar para meditar é Joel 2,12-18, cujo titulo já é um “apelo a penitência”. Vamos nos unir em comunhão com toda Igreja, refletindo nas palavras fortes de Joel: “rasgai os vossos corações, e não as vossas roupas, retornai a vosso Deus, porque Ele é bondoso e misericordioso...ordenai um jejum, proclamai uma reunião sagrada! Reuni o povo, convocai a comunidade, congregai os anciãos, reuni os jovens e os lactentes” (Cf. versículos 13,15,16).
Irmãos é uma convocação do profeta, vamos, enquanto Renovação Carismática Católica nos unir e orar juntos com esta passagem desejando profundamente rasgar o nosso coração a Deus.
Oremos com esta passagem apresentando ao Nosso Senhor os nossos propósitos de mudança de vida, de conversão, de comprometimento com a verdade. Assim como a Palavra nos diz, vamos nos reunir apresentando ao Senhor tudo que envolve nossa vida, nosso servir, nossa família, a família carismática. Unamo-nos pela Palavra!
Para nos fortalecer, no Senhor, façamos jejum e entremos na abstinência de carne. Sabemos e conhecemos nossa fraqueza, por isso é muito importante que neste período peçamos o Espírito Santo.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

As três virtudes da armadura.

Sem essas três virtudes pouco adianta ficarmos lendo a pasagem de Efésios que tanto conhecemos, quase já decoramos:
  • A primeira virtude chama-se, Esperança
  • A segunda virtude chama-se, Fé
  • A terceira virtude chama-se, Caridade

Se não estivermos vivendo neste tripé cristão, como já falamos vai ficar vazia a nossa leitura deste texto de Efésios (6), pois, isso não, passaria de letras sem vida, aquilo que Deus condenou na atitude de alguns lideres daquela época, que só queriam oferecer os sacríficios e os cultos vazios baseados apenas em seus formalismos, pois este texto de Efésios (6) como os demais mexe com a nossa vida e já não podemos continuar os mesmo diante de tal proposta de Deus, diante de cada situação que enfrentamos temos que dar uma resposta de fé na providência de Deus para nós, cabe a nós, em cada teste de nossa fé a usar a veracidade, isto é, a verdade de nossa fé e não apenas uma fé da razão ou com a inteligência, ams, sim no concreto de nossa vida, um bom soldado chega num determinado momento de sua vida, que ele necessita rastejar junto ao chão, como uma tática de defesa e de combate, o grande Patriarca Jó, diante de uma situação dolorosa da sua vida, ele perderá tudo, e nem por isso abandonou o seu Deus, mantendo se fiel a ele, crendo que Deus era capaz de qualquer coisa para mudar aquele quadro sombrio da sua vida, talvez se fosse hoje muitos já teriam abandonada a verdade de Deus para buscar soluções fáceis para sua vida em lugares em que não glorifica o Santo Nome de Jesus, sabemos que não é fácil ser cristão autêntico nos dias de hoje, mas sabemos que é possivel com a graça de Deus.

Exemplos de Intercessores

No Antigo Testamento:

  • Abraão: Intercessão por Sodoma (Gn 18;16-33) Preseverança, confiança em Deus como num amigo
  • Moeses: (Ex 17;8-13)Louvor e sustento dos irmãos; a força da união
  • Josué: (Jos 3;17) Sustentação na caminhada do povo rumo a terra prometida
  • Elias: (1ºRs 18;41ss) Fé e entrega na oração
  • Josafá: (2ªCron 20;1-30) A força da obediência e do louvor.

No Novo Testamento:

  • Maria: (Jo 2) intercede por nós e conosco
  • Jesus: Palavras de Intercessão (Jo 17)
  • Estevão: (At 7;54-60) O senhor não leves em conta este pecado (Misericórdia)
  • Paulo (Ef 3;14) e em várias outras pasagens

Os Intercessores de Eventos

As atividades da Renovação Carismatica são sempre apoiadas pelo trabalho dos Intercessores. Estes poderão ser escolhidos pelos líderes diocesanos ou locais. Deverão participar de todas as reuniões de preparação para o evento e já começar a interceder desde que tenha conhecimento dele. Os organizadores sempre oferecem uma sala para a intercessão ou uma capela com o Santíssimo Sacramento exposto, onde os intercessores poderão ficar.
Seja qual for a atividade, retiros,avivamentos, congressos, encontros, é importante que a equipe dos intercessores seja de bom numero para que, no revezamento, haja oportunidade para assistirem algumas palestras. No caso dos retiros, os intercessores ficam na capela durante as dinamicas e nos intervalos. Mas, estão na assembleis na hora dos ensinos. Isto não impede a intercessão, que continua no coração, e coloca-os a par do que esta acontecendo.
Por outro lado, os intercessores dos eventos, acompanham o andamento dos trabalhos com suas orações e discernimento. Devem escrever os textos e a moção das orações para que a coordenação receba a cada intervalo. Isto ajudará a direção da atividade.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Tipos de Intercessão


  • Oração de Concordia

  • Oração de Saturação

  • Oração de Libertação- Quebrando Jugo

  • Oração de Súplica

  • Intercessão pelas Famílias
Intercedendo pelos pedidos escritos nos papéis que vão para o grupo de Intercessão:
Pedir a proteção do "Sangue de Jesus" sobre todo o grupo, esta Intercessão é feita toda em "Palavra de Ciência" Quando uma pessoa do grupo expressa uma situação para interceder, os outros oram em linguas ou acompanham a oração confirmando, depois segue-se um louvor e o agradecimento.
Na oração de Libertação-quebra de Julgos, pois estes são opressões espirituais, fardos falsos e pesados colocados por Satanás para manter a pessoa em escravidão, quebrar o julgo do inimigo em nome de Jesus e ligar a pessoa na autoridade do nome de Jesus, e louvar o Senhor por sua vitoria
Na oração de Saturação, que é uma oração de persistência até que tenhamos a convicção em Deus que sua vontade foi realizada na Terra.
Como sabemos que terminou a necessidade de orar por aquela situação?

  • Quando não somos mais tocados pelo Espírito Santo para orar por aquela situação;

  • Quando não sentimos mais unção para orar mas, sentimos paz;

  • Quando o Senhor nos mostra versículos de vitória na batalha;

  • Quando claramente vemos a solução ou a cura em nível humano.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

O Poder da Oração.

"São Basílio Magno ensinava: "Pedes e não recebes, porque a tua oração foi malfeita ou sem fé, sem devoção ou desejo; ou porque pediste coisa que não se referia à tua salvação eterna, ou pediste sem perseverança".
A oração é uma arte.
Orar é algo que se aprende, mas muitas vezes estamos desatentos a essa realidade. Deus quer que nós aprendamos a orar.
Olhe para Jesus , aprenda com Ele, pelo contato com a Palavra, com a liturgia, com a comunidade.
A oração é uma chave que abre as portas do Céu.
Li esses trechos em um livro do Márcio Mendes, e eles me fazem pensar.......Será que sei orar????
Será que estou pedindo sem fé, sem devoção ou peço coisas que não se referem à minha salvação?
Medite também meu irmão...precisamos aprender cada vez mais a orar, pois é a oração que vai abrir para mim e pra voce as portas do céu.
Fiquem com Deus!
E vivem esse carnaval com PHN.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Como funciona o Ministério de Intercessão

Ele se reune em um dia da semana fora do horario do grupo de oração, deve ser em um lugar fechado, quando se inicia este momento as preocupações e o interesses pessoais devem ficar de fora, os intercessores devem se preparar, perdoando-se mutuamente e orando uns pelos outros antes do inicio da intercessão, pois ela é uma oração de batalha espiritual.
Os intercessores são chamados a orar pelas autoridades religiosas (papa, bispo,sacerdote,clero) autoridaes civis (governantes) pelos coordenadores estaduais e diocesanos, pela coordenação do grupo de oração.
A intercessaõ pode ser feita numa capela, na casa de um dos intercessores, numa sala da paroquia, ou no Santissimo Sacramento, ao iniciar devemos fazer um grande louvor em linguas e a entrega pessoal, pedindo os dons de discernimento, sabedoria, palavra de ciencia e profecia, para que o Espírito Santo nos inspire a orar a cada situação.
A intercessão pode ser profética, pois o senhor nos inspira de como orar em cada situação, pode ser jejum, rezar o terço, ou mostra uma causa pela qual devemos orar, tudo isso é feito em silencio e em atitude de escuta.
O tempo da intercessão é geralmente de duas horas, convidamos a Maria Santissima como Mãe Intercessora, os anjos, os nossos amigos santos para estarem conosco.
Muitas vezes o grupo se vê diante de prisão espiritual, opressão ou obsessão, e do pedido de libertação, juntos os intercessores pedem a proteção do Sangue de Jesus sobre cada um e sobre o lugar onde estão.
Usam a autoridade do Nome de Jesus, mesmo a distancia e fazem a oração de libertação, como por exemplo:
Em nome de Jesus, nós ordenamos espírito de ocultismo sai agora de (nome da pessoa) e vá preso e amarrado aos pés da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
(Nome da pessoa) pertence a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em nome de Jesus Cristo, nós libertamos (nome da pessoa) das amarras do espíritismo, da confusão mental, da mentira, da luxúria.
E pode-se completar (nome da pessoa) é lavada pelo Sangue de Jesus. Jesus é o Senhor de sua vida. Amém! Obrigado, Senhor.
Embora a intercessão não necessite de um coordenador, deve ter uma pessoa responsável pela ligação com o núcleo e como referencia para todos. É aconselhável que esta pessoa seja parte do núcleo do grupo de oração ao qual pertence o grupo de uintercessão.
A bíblia deve ser usada para confirmação e apoio na oração de intercessão

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Esvaziando as gavetas da alma

Limpe a sua vida! Comece pelas gavetas, armários até chegar às mágoas, costumes e vícios que entulham seu coração.

Um país vinha sendo atacado havia vários meses. Os soldados estavam cansados e os oficiais hesitantes. Apesar de a grande resistência ser o castelo da fronteira, a tropa já esmorecia. Todos sabiam que, se o castelo fosse tomado, provavelmente a guerra estaria perdida. Por isso, era preciso encontrar o melhor general para seu exército.
Então o rei propôs: Será o novo general o primeiro combatente que resolver o problema que vou apresentar. Ele colocou, sobre uma mesa, um quadro raro, adornado com uma moldura artisticamente trabalhada em ouro puro, era a peça mais cara do castelo, de valor inestimável. O quadro era a pintura de uma cena extremamente bela, em que uma jovem lindíssima caminhava num campo, entre flores, sob o céu de um violento azul. O rei apenas disse: Aqui está o problema!
Os soldados ficaram surpresos. Estavam todos ali, parados, olhando o quadro caro com sua esplêndida donzela. O que fazer? Que charada era aquela? Aonde o rei queria chegar com aquilo?
Na mesma hora, um dos oficiais do rei avançou sobre o quadro e sacando a espada destruiu a pintura, esmagou a moldura e atirou a pela janela; então, voltou ao seu lugar. O rei suspirou fundo e disse-lhes, confiante: "Eis o nosso novo general!".
E, sob o comando daquele homem, guardaram o castelo da fronteira e venceram a guerra. A coisa mais importante, agora, é a sua atitude, é tomar uma decisão. Não importa qual seja o problema, ainda que seja algo lindíssimo e precioso para você; se for um pecado precisa ser eliminado. O pecado é sempre um problema. Mesmo que se trate de acabar a relação com uma mulher sensacional ou com um homem maravilhoso. Por mais lindo que seja, ou tenha sido, se você percebe que é algo errado e desagradável a Deus, é preciso pôr-lhe um fim.
Existe um provérbio oriental que diz: "Para você beber vinho numa taça cheia de chá, é necessário primeiro jogar o chá fora para e então, beber o vinho". Deus não se esqueceu de você; Ele quer encher a sua taça com a vida nova, cheia de paz e de alegria que você tanto deseja; mas espera que você tenha coragem de lançar fora o chá da antiga vida e do pecado. Limpe a sua vida! Comece pelas gavetas, armários até chegar às magoas, costumes e vícios que entulham seu coração. Nada nos aproxima tanto de um recomeço como a confissão sincera dos erros e males cometidos. Quem poderá acusar os que se arrependeram e fizeram, humildes, as confissões de sua culpa?!
É o próprio Deus quem os defende e tornou-se para eles refúgio seguro em sua aflição: "Deus é nosso refúgio e força; mostrou-se nosso amparo nas tribulações. Por isso a terra pode tremer, nada tememos: as próprias montanhas podem se afundar nos mares" (Sl 45,2-3). Quando um homem começa a renovar-se espiritualmente, começa também a ser vítima das más línguas e de seus difamadores.
Quem não sofreu essa prova não começou ainda a progredir. E, quem não está disposto a sofrê-la, é porque não está decidido a converter-se. O mundo, a carne e a tentação, qual multidão que assiste a uma escalada, não se cansarão de lhe dizer: "Que pena! Você não vai conseguir... não pode conseguir... não tem como conseguir...". Os que lhes dão ouvidos vão ficando pelo caminho, desfalecidos, desanimados, inertes... enquanto continuam a lhes gritar: "... que pena! Vocês não vão conseguir! A escalada é dura e o caminho é difícil. Isto não é para vocês".
Mas aqueles que taparam os ouvidos e permaneceram surdos a tais investidas poderão dizer na fé aos que tentavam lhes desanimar: "Podem gritar com todas as suas forças; pois ainda que emprestassem a voz do trovão não me poderiam convencer do contrário. Estou persuadido de que Deus não se esqueceu de mim. E, se por um momento, fui eu quem o abandonou, agora volto e sei que tudo posso naquele que me dá força. Jesus venceu o mundo e disse-me que tivesse confiança. Sim! Eu confio e também vencerei".

Márcio Mendes

marciomendes@cancaonova.com
Missionário da Comunidade Canção Nova, formado em teologia, autor dos livros "Quando só Deus é a resposta" e "Vencendo aflições, alcançando milagres"
fonte: www.cancaonova.com.br

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Bloqueios a Intercessão

Falta de Perdão
Falta de Oração Pessoal
Pecados da Lingua
Pecados contra a pureza
Ausencia do grupo de Oração
Orgulho
Sentir-se super-espiritual



Aspectos da Intercessão:

A Intercessão é luta

A Intercessão é serviço

A Intercessão é sofrimento

A Intercessão é partilha

A Intercessão é exercicio de autoridade



O inimigo nos ataca pessoalmente:
Tentando sabotar nossa confiança no Senhor nestes tempos de tribulação, com tentações de incapacidade e de desânimo para desviar nosso coração da oração.
Tentando esgotar-nos pelo cansaço fisico, superativismo, pensamentos mentirosos e tensões, para diminuir nossa presença de intercessão.
Tentando invadir, com as melhores justificativas, nossas horas reservadas à oração particular e comunitária, anulando-as.
Tentando tirar nossa comunhão com o Senhor.
Tentando envolver-nos na sombra, impedindo nossa vida de oração para não sentirmos necessidade de orar.


Caro irmão nossa vida e vocação não é pouca coisa, é muito mais do que ser pessoas religiosas e participantes de alguma entidade religiosa, cabe-nos refletir um pouco mais, e então conseguiremos perceber que a graça de Deus esta sobre nós para anunciar um tempo da graça de Deus (Kairós ) para arrancar do carcere os aprisionados, para dar vista aos cegos, para sarar os de coração doloridos, para fazer com que os que não querem passem a querer o plano de Deus, a sua unção está sobre nós para fazer discipulos para o senhor. E não para fazer amigos para nós, sua unção esta sobre nós, para podermos vivermos bem a vida segundo o plano de Deus, cabe a nós ficarmos na vigilancia para não sermos surpreendidos com as maquinações de Satanás.

Compromissos de um Intercessor

Frequentar com assiduidade o grupo de Oração: O grupo de oração é a base do ministério, assim, os membros de um grupo de Intercessão, que é serviço de um grupo de oração, devem frequentar assiduamente este grupo para se alimentar, caminhar junto e para prestar atenção as necessidades do grupo.
Jejuar ao menos uma vez por semana: Em Mateus (6;16-18) fala que o jejum acompanhado de oração é de grande eficácia. Aconselha-se o jejum proposto por Nossa Senhora, em Medjugorje, as quarta e as sextas-feiras. No dia da reunião do grupo de Intercessão sugere-se uma preparação incluindo penitencia ou jejum.
Revestir-se da Armadura do Cristão: Em Efesios (6:10-17) fala que a defesa contra os ataques do inimigo, vistamos a Armadura do Cristão todos os dias ao levantarmos.
Rezar diariamente o Rosário e o Magnifica: Em Lucas (1;46-55) É o pedido de Nossa Senhora que rezemos no minimo o terço todos os dias. É uma oração poderosa, que traz proteção sobre nós, nossas familias e vitoria nas tentações.
Louvar o Senhor sempre: O louvor é a arma da vitoria. O louvor liberta, pois tiramos os olhos de nós mesmos e olhamos para o Senhor, Abrimos os caminhos para Deus agir.
Ler e meditar a Palavra de Deus: Sempre ir buscar discernimento na fonte da sabedoria, que é a palavra de Deus. A Intercessão alimentada pela Palavra tem grande eficácia.
Vida sacramental:O Intercessor deve confessar-se pelo menos uma vez por mes e quando sentir que é necessário. Missa e comunhão diária, se possivel, incluindo um tempo de adoração ao Santissimo Sacramento.
Orar sem cessar: Em linguas, em vernáculo, louvando, em orações flechas, no coração ( 1ª Tss 5;17-18 )

sábado, 6 de fevereiro de 2010

( 5º Domingo do Tempo Comum )

A Liturgia da igreja neste 5º Domingo do Tempo Comum nos oferece a leitura do Evangelho de São Lucas (5;1-11) a cena acontece nas margens do lago de Genesaré na Galiléia e uma grande multidão esta proxima de Jesus, aqui relata o chamado de Jesus para os primeiros daqueles que tomariam parte do colégio Apostólico de Jesus, pois eles experimentam de algo fantastico, pois haviam pescado a noite inteira e nada tinham apanhado, além do mais eles eram pescadores experientes e conheciam muito bem sobre aquele lugar.
O Senhor Jesus é a certeza de uma vida abundante e plena quando nos submetemos a sua palavra, por mais que ja julgamos ter feito de tudo ainda existe possibilidade de lançar as redes, interessante que a ordem é para lançar as redes para aonde eles ja haviam lançados e nada tinham apanhado, é a virtude da obediência e não dar sua opinião propria ao Senhor, os apostolos não entendiam o que estava acontecendo, mas precisavam experimentar este milagre e ser testemunha dele aos homens. Logo  que Jesus saisse desta vida, ninguém poderia dizer alguma coisa sobre aquilo que ainda não experimentou, em João, capitulo (2) nas Bodas de Caná da Galiléia os primeiros a presenciar o milagre foram os serventes que tinham sido os que haviam enchido as talhas de água, com o Senhor não há vida estéril.
Hoje somos chamados a dar nossa resposta de Fé na Palavra de Vida que sai da boca do Senhor, muitas  vezes paramos no meio do caminho, e não queremos prosseguir, achando que tudo ja esta perdido, nossa vida torna-se um campo de fracasso e derrota pois não acreditamos que ela pode ser mudada, embora tudo isso ainda falamos que acreditamos em Deus, parece que as coisas caem sobre nós como uma tinta a óleo que não sai mais, somos pessoas insatisfeitas e mal humoradas, descontente com tudo, ja não acreditamos que a palavra de Deus pode mudar tudo isso, o grande significado das Bodas de Caná na Galiléia em que Jesus mudou a água em vinho, é que Ele pode dar gosto e brilho em nossa vida sem gosto.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Como pipas nas mãos do Senhor!

Hora de ir para o deserto. É um momento fecundo em nosso retiro. Nesta oportunidade meus olhos contemplam ao longe um garotinho todo feliz ao brincar com sua pipa. Ele fita os olhos no horizonte e observa a direção do vento a fim de encontrar o melhor lugar e ali soltar todo o cordão da sua pipa.
Embora, sendo um menino, parece ele ser um mestre na arte da observação, um aprendiz da vida. Mal sabe ele que a vida requer destes momentos de pura observação. Muito provavelmente um dia ele se lembrará desta manhã, e compreenderá que em tudo precisamos tomar posses das lentes de um bom observador.
Bem, esta cena me fez rezar. E rezando comecei a ser recordado por Deus, que somos como pipas em Suas mãos. Ora haveremos de ser puxados, ora soltos, tudo em vista do melhor lugar para alcançarmos a beleza das alturas, provocados pelo impulso do vento com que somos levados. Interessante é que como um “bom soltador de pipas”, o Mestre também observa a paisagem. Verifica as condições do lugar ,bem como também a estrutura da pipa. O seu maior desejo é que ela alcance a vocação que lhe está reservada.
Neste movimento muitas vezes o Bom Mestre precisará dar mais corda, soltar todo o barbante do carretel. Porém, precisará também trazer de volta pra si, soltar um pouco menos, diminuir o ritmo do movimento. Tudo isso por saber que é preciso ter maestria na arte de ser um “soltador de pipas”, para não estragá-la e comprometê-la...
Ah... se soubéssemos que para viver o que Deus tem nos preparado, precisamos algumas vezes viver semelhante processo de uma pipa nas mãos daquele garotinho:ser soltos, puxados, trazidos de volta, enfim, deixar-se ser conduzido... Não há beleza em deixar-se ser levado pelo vento sem que ninguém nos oriente e nos conduza. Neste sentido, que o Mestre nos tome, portanto, em Suas mãos e que nenhum vento, senão o Sopro do seu Amor nos faça chegar às alturas do seu Coração e do seu Santo Querer!

Por: Jerônimo Lauricio
Missionário e Seminarista da Comunidade Canção Nova.
Bacharel em Filosofia
Site: www.jeronimolauricio.com

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ANIVERSARIANTES DO MÊS - SERVOS


Que seus caminhos permaneçam sempre

iluminados por Deus,

 
para vocês também possam continuar a iluminar

 

Aqueles que tem uma oportunidade de

Trilhar com você,

Um Trechinho desta longa jornada!

 

Parabéns!