segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Uma frase que fez toda a diferença

Conta-se uma simples historia, mas que tem um contexto muito útil e verdadeiro que faz toda a diferença na vida deste personagem e que vale a pena extrair isso para nossa caminhada... uma menina que estudava num colégio da cidade e que era muito fraca em Matemática, pois ela não entendia nada sobre a matéria, se esforçava e não compreendia ....... seu pai e sua mãe falavam que ela era burra e os seus colegas também diziam o mesmo, e com esta acusação a menina viveu durante muito tempo e chegou até em afirmar que de fato era uma "burra" e assim foi acontecendo durante os dias de vida da menina ..... certa vez ela ouviu alguém falar que ela era uma "filha de Deus" e muita amada, foi aqui que começou todo o processo de mudança da situação na vida da menina. Ela pensou consigo mesma: Se eu sou uma filha de Deus, eu consigo sim, entender melhor esta matéria que até agora eu não consegui entender.... e assim ela foi fazendo, quando chegou as provas de Matemática, os colegas já começavam a caçoar dela: ei la vem a burrinha e ela rebatia: não eu sou uma filha de Deus, e a gozação aumentava.... e os resultados das provas começaram a mudar por que ela já não era como antes..... no final do ano ela passou entre as melhores alunas de Matemática da sua sala de aula. Ela simplesmente deu crédito naquela simples frase: Você é uma filha de Deus..... ha muitas frases destrutivas no meio da nossa sociedade e que não merece o nosso crédito, depende muito de como encaramos cada uma dessas frases, mas colocar a nossa esperança naquelas que são como que profecias para nossa edificação e crescimento em todos os níveis. Se invocais como Pai aquele que, sem distinção de pessoas, julga cada um segundo suas obras, vivei com temor durante o tempo da vossa peregrinação (1ª Pedro 1;17)

Bons frutos da fidelidade a Deus

Fidelidade é uma luta constante para andarmos na direção que nos é apontada por Deus, sem oração e o desejo de ser fiel não conseguiremos vencer nesta batalha, assim diz o Salmista: Assim como a corça suspira pelas águas, assim suspira a minha alma por ti o Deus. Bons resultados de quem é fiel. 01 - Na prova, Abraão foi achado fiel e isso foi imputado em justiça, tornando se pai de uma multidão que jamais poderá ser contada.02 - Finéias, por ser zeloso, recebeu a promessa de um perpétuo sacerdócio. 03 - Josué, por cumprir a palavra de Deus, tornou-se Juiz em Israel. 04 - Caleb, por que deu testemunho na assembléia, herdou a terra. 05 - Pelo zelo a lei, Elias foi arrebatado ao céu. 6 - Ananias, Azarias e Mizael foram salvos das chamas do fogo. 07 - Daniel, na sua retidão foi salvo da boca dos leões. 08 - Henoc, por andar na presença de Deus cada momento de sua vida, não experimentou a morte física. Seja fiel a Deus em todas as coisas que realizar, mesmo que isso te pareça difícil demais, por que Deus honra a nossa fé nele, aguarde o tempo de Deus e não te apresses no tempo da prova, pois depois de provado e achado fiel, receberás o galardão pela tua fé. Disse Jesus a uma mulher: Seja feito conforme a tua vontade vai em paz tua fé te salvou.

Coisas interessantes aos nossos olhos que nos ajudam no crescimento

01 - Em verdade, em verdade eu vos digo. Uma colocação que Jesus sempre usava para despertar no coração dos seus ouvintes de todos os tempos para algo que ele iria anunciar e que não tinha nada de humano, pois vinha direto do coração e da vontade de Deus, e sua colocação era sempre uma verdade incontestável. 02 - O que é uma verdade incontestável? A palavra incontestável é algo que não tem como contestar, isto é, que não se discute, muitas verdades do meio humano ela pode ser boa para um e não boa para outro, a verdade incontestável ela boa para todos por isso é indiscutível. 03 - Onde estiver o cadáver, ali ajuntarão as águias. Outra colocação importante de Jesus para alertar seu povo do perigo de falsos profetas e falsos messias, as águias não se alimentam de animais mortos ou cadáveres, elas fazem a sua própria caçada, quando ha carestia e sua caça ficam prejudicadas ai sim ela não tem outra escolha a não ser alimentar se de animais mortos, aqui neste versículo as águias são uma ilustração de pessoas humanas que iludidas pelos falsos ensinamentos dos falsos mestres mudaram seus comportamentos naturais para se alimentar-se de ensinamento estragados, enquanto que Deus tem sempre o melhor para seus filhos por meio de sua palavra, veja a colocação do profeta Isaias no capitulo 55;1: Todos vós, que estais sedentos, vinde as nascente das águas; vinde comer, vós que não tendes alimento. Venham comprar trigo sem dinheiro, vinho e leite sem pagar. Aquele filho prodiga escolheu viver uma vida chegando ao ponto de se alimentar com o resto da comida de porcos e não podia comer por que não sobrava

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Desobediência, Incredulidade e a Queda

Aqui se encontra o grande tripé que têm derrubado muitos na vida de comunhão com Deus e o não acabamento de sua missão da qual fora encarregado por Deus de realizar, vejam que foi por ai que os nossos primeiros pais caíram diante de uma armadilha que a serpente arrumou para eles em relação aquilo que Deus já havia informado eles, o pano de fundo de toda historia é a mentira, pois o diabo é astuto e uma pessoa astuta é uma pessoa que sabe trabalhar com a mentira fazendo ela se parecer com uma verdade, por que a desobediência a Deus gera em nós a cegueira e esta gera a incredulidade, então por que não cremos e se não creio não tem o porquê eu realizar aquilo que é necessário realizar, por que a verdadeira fé consiste propagar por onde passo aquilo que eu experimento de Deus e vejo os resultados satisfatórios para todos, então se não creio então quero fazer aquilo que eu quero e ai vem a queda, o distanciamento de Deus e Adão e Eva foram vitimas dessa armadilha satânica e acabaram cedendo a vontade do diabo e as conseqüências de tudo isso até hoje experimentamos no pecado original.

As duas arvores

A Bíblia narra para seus leitores a existência de duas arvores que produzem frutos bem diferentes uma da outra, o quadro ao lado esquerdo esta uma figura de uma arvore viçosa e cheia de vida e com certeza os frutos dai serão de boa qualidade, esta arvore que gera vida e seus frutos são da melhor qualidade é o próprio Deus, veja o que Paulo falou a Igreja da Galáxia no capitulo (5;22-23) os frutos do Espírito são : Amor, Alegria, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, e Autodomínio, e a palavra Espírito quer dizer o próprio Deus. A arvore quando seca e nelas os animais não encontram aquilo que é tão necessário para eles continuarem o percurso da vida, sendo assim a própria natureza animal começa a passar pelo perigo da extinção, esta arvore ela é uma representação da arvore do Pecado, ele é uma espécie de um parasita que agarra no tronco ou nos galhos das arvores e suga toda a ceiva que a arvore retira para viver, o pecado ele arranca as nossas forças e seus frutos não são agradáveis e nem de boa qualidade, veja o que Paulo falou a Igreja da Galáxia no capitulo (5;19-21) os frutos da carne são, Idolatria, Feitiçaria, Fornicação, Impureza, Libertinagem, Ódio, Rixas, Ciúmes, Divisões, Invejas, Bebedeiras, Orgias, Ira e a palavra Carne aqui descrita quer dizer; o homem que se entrega as concuspiciências desregradas.

Aprendendo com a natureza

Coisa fantástica é de observar de como a natureza nos ensina sempre alguma coisa para construir a nossa vida em bases sólidas, existem pássaros que constroem seus ninhos em ligares bem altos livres de toda a espécie de predadores... A águia, por exemplo, ela faz seu ninho no alto penhasco das mais elevadas montanhas e durante o tempo em que os seus filhotes estão começando a dar os primeiros ensaios para seu primeiro vôo, ela fica por perto para ver se o filhote não corre nenhum perigo, por que ela sente que ele ainda não esta preparado para aquele vôo... Quando ela sente que ele já esta preparado para dar o seu vôo, ela saiu de perto dele e fica de longe observando todos os preparativos para o primeiro vôo dos filhotes... E quando ele se lança do alto do penhasco todo desajeitado e a mãe águia sente que ele esta correndo risco de vida, ela lança um vôo rasante e entra por debaixo do filhote que cai sobre a sua costa sendo livre do perigo... Foi assim que Deus fez conosco... Quando caímos pela queda do nosso pecado Deus enviou seu Filho para que nós caíssemos sob a sua proteção e fossemos novamente levados por ele no lugar que Deus nos criou

São Paulo

São Paulo, o apóstolo, mártir e um dos grandes missionários, místicos e teólogos da Historia da Igreja. Ele nasceu na cidade de Tarsus na Cilicia, Ásia Menor (hoje Turquia).Filho de uma tribo de judeus de Benjamim. Tornou-se um cidadão romano chamado Saul e foi criado como fariseu (a mais rígida seitas judias do período)em Tarso, aprendeu a arte de fazer tendas uma profissão que muito útil quando passou a peregrinar por todo o império romano), me estudou a lei judia e o Grego e o Latin. Enviado por algum tempo para Jerusalém ele encontroou ali um professor o famoso rabino Gamaliel, e ficou especialista no Torah. Após desenvolver forte laços com Jerusalém ele retornou a Tarso- quase certo antes de Jesus começar o seu ministério público - e ali gradualmente teve contato com as novas seita do nazareno, como os primeiros seguidores de Cristo eram chamados, alguns anos após a Crucificação. Paulo tornou-se um dedicado oponente da nova igreja e estava presente ao martírio de São Esteves; de fato ele guardou a roupa daqueles que jogavam pedras no protomartir e assim "consentiu na sua morte".(Atos 7:58-8:1). Indo para Damasco para fazer a perseguição aos Nazarenos ele foi convertido enquanto estava na estrada (Atos 9:1-19;22:5-16 e 26:12-18).
Deixado cego por uma luz brilhante, que ele entendeu que era o próprio Cristo e foi levado para Damasco e ficou por três dias na escuridão. Sendo batizado por Ananias, sua visão voltou imediatamente e ele deixou a cidade e ficou vários anos na Arábia em prece e meditação. Retornando a Damasco, e começou a pregar a sua fé com grande habilidade, convicção e persistência que ele, as vezes, tinha que escapar sendo baixado pelas paredes da cidade por meio de uma cesta. Ele foi a Jerusalém onde se encontrou com Pedro e outros apóstolos desconfiados mas com a ajuda de Barnabas consegui convence-los de sua sinceridade. Após pregar em Cilicia e Caesarea ,em 45 AD Paulo embarcou em sua primeira das suas grandes jornadas missionárias. Com Barnabas, e Marcos, Paulo (como ele passou a ser conhecido) velejou até Chipre e Turquia , estabelecendo comunidades cristãs na Antiópia, Psidia, Iconium e por toda a Ásia Menor. Seus esforços missionários criaram muita revolta em algumas cidades–ele foi até mesmo apedrejado e deixado para morrer pela multidão enfurecida em uma delas- mas ele encontrou solo espiritual fértil entre o Gentios. Paulo retornou a Antiópia com noticias que ele havia aberto a porta da fé (ato 14:27) para os Gentios. Esta oportunidade iniciou a maior controvérsia na comunidade Nazarena, e uma disputa começou no Conselho de Nazaré, o qual enfim decidiu que a conversão deveria abranger tambem os Gentios e qualquer outro povo pagão.
Paulo foi o mais ardente missionário entre as populações pagãs do Império Romano. No ano de 50 DC ele iniciou a sua segunda jornada missionária desta vez para Silas, viajando da Azia Menor até a Macedônia e a Grécia.
Em Atenas ele encontrou-se com os filósofos Stoic e Epicurean e depois foi para Corinto, onde ficou por um ano. Na sua terceira jornada missionária ele foi para Grécia, passou dois anos em Ephesus (hoje Turquia) visitando Colossa, Philadelphia, Laodicea e Corinto. No seu retorno a Jerusalem 5 anos depois ele foi atacado por inimigos dos judeus e foi salvo de morte certa por um esquadrão de soldados romanos. Acusado por Sanhedrin de trazer gentios para o templo, ele usou seus privilégios de cidadão romano para ser enviado para Ceasarea para julgamento pelo governador. Ele ficou três anos na prisão e quando o seu jjulgamento afinal aconteceu ele apelou para Roma. Foi entao enviado de navio para Roma sob uma guarda romana, mas o navio naufragou ao chegar em Malta. Finalmente julgado em Roma, foi absolvido. Paulo permaneceu alguns anos na obscuridade, estudando e meditando. Acredita-se que foi para a Síria, Palestina, Grécia, Creta e Espanha. Preso mais uma vez, foi trazido de volta para Roma e colocado em confinamento vigiado. Ele escreveu então, o que seria o seu destino, na sua Segunda carta a Timóteo (4:6-8). Seu martírio se deu em 67 DC sob o comando do Imperador Nero, Paulo teria sido decapitado (conforme relatado por Tertuliano); mas de acordo com os apócritos "Atos de São Paulo" ele foi espancado até a morte e conseguiu a conversão dos dois soldados romanos, Longus e Cestus, que o trouxeram para o local da execução. Ele teria sido enterrado no cemitério da Via Ostia que pertencia a um cristão chamado Lucina, local onde hoje está erigida a Basílica de São Paulo de Fuori le Mure (" São Paulo de fora dos muros").

Um dos mais imaginativos, eloqüentes, e apaixonados escritores cristãos, Paulo foi aprisionado, espancado, afogado, apedrejado, e finalmente martirizado pela sua fé. Durante as suas jornadas missionarias ele escreveu muitas, várias e extensas cartas. Um terço do novo testamento são as suas cartas. Seus admiráveis escritos tiveram um profundo efeito na teologia cristã, especialmente a Christologia (conceito de Cristo Homem-Deus) e as suas teses no que se refere as graças, predestinação, a liberdade de escolha , o batismo, e a perfeição cristã são tidos como doutrinas cristãs.

Seus escritos são : Romanos, Primeiro e Segundo Tessalonicenses , Primeiro e Segundo Timóteo, Tito, e Filimon. Liturgicamente São Paulo é comemorado em 29 de junho junto com São Pedro e em 25 de janeiro é a festa do dia da sua conversão. Ele é tradicionalmente simbolizado com o livro e a espada.

Sua festa é celebrada no dia 29 de junho com São Pedro.

Ele é considerado o primeiro Doutor da Igreja Católica.

Para se ter idéia da força de São Paulo no Brasil, a Epístola de Paulo ao Coríntios , cap 14, Versículos 1 a 20, é lida na UBAMDA na consagração de um médium.

NA:

Cumpre notar que os Atos de São Paulo:

É um escrito considerado apócrifo datado da segunda metade do segundo século e compilado por um cristão ortodoxo na Ásia Menor. Consta de vários pequenos tratados e contos incluindo a Terceira Carta de Paulo aos Corintos, O Ato de Paulo e Tecla, e o Martírio de São Paulo.O trabalho pretende elogiar Paulo e exaltar seus feitos e os de outros apóstolos, mas se apóia em duvidosas fontes históricas e de acordo com Tertuliano em seu tratado ‘De Batismo” o compilador foi afastado de sua posição como presbítero por causa disto. Não obstante, os Atos são usados por figuras respeitadas como Origens e São Cipriano nos seus trabalhos.

Martirologia de São Paulo

Um trabalho apócrifo que conta a morte de Paulo datado do final do segundo século.Ele conta que Paulo em seus últimos dias inclusive sua condenação a morte na presença do Imperador Nero e a conversão do dois oficiais romanos, Longus e Cestus, os quais levaram Paulo ao local de sua execução.

Atos de Paulo&Tecla :

Também um escrito apócrifo das aventuras e trabalhos de Paulo e Tecla. Ele supostamente relembra como Paulo veio para Iconium e ali pregou com tanta eloqüência a beleza da castidade que convenceu a já prometida Tecla a abandonar seus planos de casamento. O povo local ficou tão furioso que Paulo foi espancado e Tecla foi queimada viva. Ela foi miraculosamente salva e foi para Seleucia pregar os Evangelhos. Os atos também incluem uma descrição da morte de Tecla em Seleucia. Embora o trabalho tenha algumas valiosas informações históricas, é geralmente considerado apócrifo. Era muito popular durante os primeiros séculos da Igreja e está incluído nos Atos de São Paulo e foi preservado em um grande numero de manuscritos e traduções.

SPauloicon.jpg (17619 bytes)SPaulo.jpg (19413 bytes)Pin.gif (5862 bytes)Voltar.jpg (2053 bytes)

sábado, 21 de janeiro de 2012

Arrependimento e remorso

Duas palavras que nos colocam em uma situação de reflexão da nossa caminhada, assim aconteceram com Judas Iscariotes discípulo de Jesus logo após a entrega de seu mestre para ser crucificado, o arrependimento nos lava a alma e nos move para voltar a trás do que foi feito e que não teve bons resultados, foi o que aconteceu com Pedro logo após ter ele negado Jesus, suas lagrimas saíram de um coração profundamente arrependido e que fora lavado pela misericórdia de Jesus, outro caso disso foi o apostolo Tomé que endurecido o coração pelo anuncio da ressurreição de Jesus, preferiu não crer, e logo após oito dias ele teve um encontro pessoal com o ressuscitado e fora movido a fazer uma das mais belas confissões sobre Jesus: Meu Senhor e meu Deus, a moção de seu coração arrependido o levou a fazer esta profunda profissão a Jesus, o remorso dói na alma e no coração, mas às vezes o homem fica endurecido e mesmo reconhecendo o seu erro ele não volta atrás, leva o homem a auto-suficiência, a soberba e o orgulho, tornando assim venenoso e mortal, assim escolheu Judas Iscariotes a morrer do que voltar atrás, apesar de ter reconhecido o seu erro em entregar o sangue inocente da pessoa de Jesus Cristo, preferiu seguir seu caminho de morte e suicidou.

Perto da fonte da água viva e perdendo a salvação

O que para uns é motivo de grande regozijo, pode não ser para outros, a passagem de Jesus crucificado no meio de dois ladrões nos aponta para esta realidade de vida para um e de perdição para outro, e tudo isso dependeu muito da confissão de fé em Jesus Cristo de cada um dos ladrões, é muito triste se, por exemplo, uma pessoa trabalhasse no lugar de muitas águas e água potável indicada para beber e que não ele proibido de tomar o tanto que necessitasse e que nele nada impedia de tomar dessa água e esta pessoa dissesse que estava com sede, ainda hoje vemos este triste acontecimento, quantas são as pessoas que moram junto com pessoas de uma fé viva e acabam não crendo, sabemos que a salvação uma decisão individual de cada um, eu, por exemplo, não posso me decidir que o outro será, até que posso orar por ele e falar para Deus deste meu desejo, mas a decisão de ser salvo é totalmente dele, por isso temos o direito de escolha, por que aquelas moças prudentes não deram de seus óleos para aquelas imprudentes, justamente por ser uma escolha individual e elas escolheram outro jeito.

O amor de Deus que faz a diferença

É muito fácil sentir se amado por Deus quando em nossa vida as coisas vão bem, o grande desafio é sentir este amor quando as coisas não estão tão bem assim, ou então quando somos atingidos por alguma calunia ou até alguma incompreensão por parte de pessoas que pensa e age de modo diferente do nosso, é ai que o amor de Deus se manifesta para capacitar-nos a dar uma resposta bem diferente daquele que somos levados a dar que é mais fruto do nosso coração ferido e machucado e não uma inspiração de Deus é neste campo que devemos experimentar de fato o amor de Deus em nosso coração para que não errasse o alvo que temos como prioridade de Deus para a nossa escalada na intimidade com Deus durante a nossa vida.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Movidos por uma esperança

Certamente que quando Deus faz uma Promessa aos seres humanos é para gerar em cada coração humano o seguinte: expectativa, otimismo, esperança, nestas três virtudes aqui descritas a esperança é a ancora que regerá toda a caminhada de vida dos que crêem em Deus, foi a esperança que levou Moisés a se lançar a caminho para a terra prometida sem saber de como era isso, e durante bom tempo ele levou ao sair de Pad-Harã e foi para as terras de Siquém e depois Abrão ficou habitando em tendas nas regiões de Negeb e depois foi para o Egito, deixando para trás seus parentes e a terra da região onde morava, este homem fez uma verdadeira migração de lugar em lugar até que completou seus 175 anos de idade e morreu numa velhice ditosa e cheio de dias e foi unir-se aos seus, foi enterrado numa caverna em Macpela, situada em Efrom, a terra que ele havia comprado aos filhos de Het, aqui estava enterrada sua esposa Sara, a força de uma esperança que levou este homem a vencer todos os desafios na sua vida e na vida da sua gente, é isso que Deus espera encontrar em nosso coração.

De morador de palácios a morador no deserto

Outra coisa fantástica é a vida deste homem de Deus (Moisés) filho de Terá fazedor de ídolos e genro de Jetro Sacerdote de Madiã, seu maior problema era a gagueira, um hebreu que fora criado por mulheres egípcias e educado na cultura egípcia, que abriu mão das mordomias faraônicas para viver uma vida de deserto no meio de sua gente, experimentando na pele a realidade dura de não ter o que comer e de beber na vida mística no deserto, sendo assim ele experimenta de fato a providencia de um Deus verdadeiro e não como o deus dos egípcios, foi um grande instrumento mas mãos de Deus para libertar Israel das mãos do Faraó rei do Egito, um homem firme naquilo que deus determinará, mas que não deixou de mostrar suas fraquezas diante do plano de Deus para o seu povo, sua esposa chamava-se Séfora, seu primeiro filho chamava-se Gérson, toda a vida de Moisés foi de 120 anos, sua vista não tinha enfraquecido e o seu vigor não tinha sido abalado, subiu ao Monte Nebo com Josué nas planícies dos Moabes, e dali não desceu e Deus mesmo fez o sepultamento de Moisés e até hoje ninguém se sabe onde fora sepultado o corpo de Moisés naquele monte perto de Canaã

Firmeza naquilo que se crê

Todos nós já pelo fato de existirmos e sermos gente já estamos em uma batalha espiritual com as nossas próprias concuspiciencias, isso sem dizer das batalhas que enfrentamos quando estamos caminhando para Deus e querendo andar continuadamente na sua santa presença, parece que em determinados momentos vem para cima de nós uma avalanche de iniqüidade e é ai que somos convocados por Deus para nos manter firmes na fé, por que depois da tempestade vem a bonança e isso é uma pedagogia clara de Deus trabalhar, esta promessa é para todos e não somente para alguns e isso é bem claro no episódio do acontecimento na vida de Jó, pois pela sua

domingo, 15 de janeiro de 2012

Josué o novo líder de Israel

Logo após a morte de Moisés, Josué é escolhido para chefiar e liderar o novo hebreu até a tomada de Jericó e entrar em Canaã a terra prometida, Josué também chamado de Oséias, foi uma peça importante na conduta de Israel até o destino final, liderou Israel com firmeza e determinação por que assistiu isso em seu líder (Moisés) liderava por que sabia muito bem o papel de um líder e o povo lhes obedecia por que sabia muito bem de onde vinha a sua autoridade de liderança, foi um homem de escuta a Deus e tudo o que fazia era para agradar ao Senhor Deus, foi corajoso quando disse para Deus: Sol detém-te sobre Gabaon e Tu lua sobre o vale de Ajalon, e assim aconteceu. Foi o grande responsável pela organização das tribos de Israel em Canaã, sua morte deu-se quando tinha 110 anos de idade e foi sepultado em terras de sua possessão em Tamnat-Saté na montanha de Efraim ao norte de do monte Gaas, durante toda a sua vida Israel serviu ao Senhor e depois dele os anciãos serviram ao Senhor por que sabiam o que o Senhor tinha feito em favor de Israel, vemos o que Deus pode fazer através de um (sim) dado por alguma homem e mulher, Jesus Cristo é mais que Josué, é mais que Abraão, é mais que Moisés, ele é o Filho de Deus, os demais eram apenas servos de Deus, os demais realizaram libertações nacionais, Jesus Cristo liberta do pecado e da escravidão da morte e Jesus Cristo lidera com autoridade que Deus seu Pai lhes concedeu, por que a ele Deus deu todo o poder, na terra, no céu e sobre os infernos, e não há outro nome de que os homens possam ser salvos a não ser em Jesus Cristo.

Dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus

Esta foi uma colocação feita por Jesus respondendo a uma pergunta de uma classe de pessoas que tinha como intenção colocar Jesus em apuros, a questão era a seguinte: quanto ao pagamento de impostos a Cesar, caso Jesus dissesse que sim a multidão se levantaria contra Jesus, caso dissesse que não, ele se colocaria numa posição de inimigo de Cesar, parecia que Jesus estava num beco sem saída, isto é, estava numa enroscada, veja a saída que Deus concedeu a ele, não disse nem que sim e nem que não, mas a saída de Deus que colocou aqueles homens numa profunda atitude de reflexão sobre o feito divino, aquela moeda tinha a imagem e inscrição de Cesar, o povo tinha a imagem viva de Deus e o sinal da pertença a Deus, eles tinha o direito de manifestar a Deus o louvor e a adoração e isso era de Deus, lembra de como iniciou o processo de libertação por Moisés no Egito? foi pedindo ao Faraó a permissão para que o povo fosse para o deserto para oferecer a Deus o Culto que a Deus eles cabiam a oferecer, e isso mexeu com aquele grupo de pessoas ma intencionada com Jesus, o que importa é a sua gente.

Durante 40 dias

Este termo muito falado nas Sagradas Escrituras é um determinado tempo de período que homens de Deus passaram em provas dolorosas e que tiveram a grande assistência da providencia divina, foram tempos de deserto e que muito contribui para formar o caráter e a personalidade dos testados, Moisés passou quarenta dias e quarenta noites numa experiência de Deus, Elias andou quarenta dias até chegar a montanha, Jesus passou quarenta dias no deserto enfrentando as duras tentações do diabo, este espaço de tempo é chamado de tempo de deserto, e para nós representa todo o tempo que vivermos aqui neste mundo não importando de quantos anos será, creio que neste período finito nosso caráter de pessoa humana irá sendo lapidado e formado plenamente a nossa consciência para com Deus, quando queremos de fato nos consagrarmos a Deus até as situações penosas que teremos que enfrentar elas contribuem para o nosso amadurecimento na fé, Paulo disse: Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus; inclusive aquelas situações que nunca gostaríamos delas.

Josué o novo líder de Israel

Logo após a morte de Moisés, Josué é escolhido para chefiar e liderar o novo hebreu até a tomada de Jericó e entrar em Canaã a terra prometida, Josué também chamado de Oséias, foi uma peça importante na conduta de Israel até o destino final, liderou Israel com firmeza e determinação por que assistiu isso em seu líder (Moisés) liderava por que sabia muito bem o papel de um líder e o povo lhes obedecia por que sabia muito bem de onde vinha a sua autoridade de liderança, foi um homem de escuta a Deus e tudo o que fazia era para agradar ao Senhor Deus, foi corajoso quando disse para Deus: Sol detém-te sobre Gabaon e Tu lua sobre o vale de Ajalon, e assim aconteceu. Foi o grande responsável pela organização das tribos de Israel em Canaã, sua morte deu-se quando tinha 110 anos de idade e foi sepultado em terras de sua possessão em Tamnat-Saté na montanha de Efraim ao norte de do monte Gaas, durante toda a sua vida Israel serviu ao Senhor e depois dele os anciãos serviram ao Senhor por que sabiam o que o Senhor tinha feito em favor de Israel, vemos o que Deus pode fazer através de um (sim) dado por alguma homem e mulher, Jesus Cristo é mais que Josué, é mais que Abraão, é mais que Moisés, ele é o Filho de Deus, os demais eram apenas servos de Deus, os demais realizaram libertações nacionais, Jesus Cristo liberta do pecado e da escravidão da morte e Jesus Cristo lidera com autoridade que Deus seu Pai lhes concedeu, por que a ele Deus deu todo o poder, na terra, no céu e sobre os infernos, e não há outro nome de que os homens possam ser salvos a não ser em Jesus Cristo.

Dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus

Esta foi uma colocação feita por Jesus respondendo a uma pergunta de uma classe de pessoas que tinha como intenção colocar Jesus em apuros, a questão era a seguinte: quanto ao pagamento de impostos a Cesar, caso Jesus dissesse que sim a multidão se levantaria contra Jesus, caso dissesse que não, ele se colocaria numa posição de inimigo de Cesar, parecia que Jesus estava num beco sem saída, isto é, estava numa enroscada, veja a saída que Deus concedeu a ele, não disse nem que sim e nem que não, mas a saída de Deus que colocou aqueles homens numa profunda atitude de reflexão sobre o feito divino, aquela moeda tinha a imagem e inscrição de Cesar, o povo tinha a imagem viva de Deus e o sinal da pertença a Deus, eles tinha o direito de manifestar a Deus o louvor e a adoração e isso era de Deus, lembra de como iniciou o processo de libertação por Moisés no Egito? foi pedindo ao Faraó a permissão para que o povo fosse para o deserto para oferecer a Deus o Culto que a Deus eles cabiam a oferecer, e isso mexeu com aquele grupo de pessoas ma intencionada com Jesus, o que importa é a sua gente.

Durante 40 dias

Este termo muito falado nas Sagradas Escrituras é um determinado tempo de período que homens de Deus passaram em provas dolorosas e que tiveram a grande assistência da providencia divina, foram tempos de deserto e que muito contribui para formar o caráter e a personalidade dos testados, Moisés passou quarenta dias e quarenta noites numa experiência de Deus, Elias andou quarenta dias até chegar a montanha, Jesus passou quarenta dias no deserto enfrentando as duras tentações do diabo, este espaço de tempo é chamado de tempo de deserto, e para nós representa todo o tempo que vivermos aqui neste mundo não importando de quantos anos será, creio que neste período finito nosso caráter de pessoa humana irá sendo lapidado e formado plenamente a nossa consciência para com Deus, quando queremos de fato nos consagrarmos a Deus até as situações penosas que teremos que enfrentar elas contribuem para o nosso amadurecimento na fé, Paulo disse: Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus; inclusive aquelas situações que nunca gostaríamos delas.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Deus e o seu servo

Muitos que um dia se entregou nas mãos de Deus e hoje pensam em desistir devidos a certas causas, umas até compreensiva do ponto de vista humano, outras por não sentir mais vontade e até atraídos por coisas seculares desta vida, penso que Deus não deixará tranqüilo tal servo, assim aconteceu com Jeremias que pensou em calar se diante de tudo o que estava enfrentando por anunciar as mensagens de Deus para o povo e que nem sempre eram mensagens do jeito que eles queriam ouvir, Jeremias disse : Sinto dentro de mim um fogo que me consome, e eu não consigo resistir ele, Elias fugiu da fúria da rainha Jezabel esposa de Acab e foi se esconder numa gruta, e Deus foi visitar o seu profeta e disse: Elias o que fazes aqui? Certamente na manifestação da passagem de Deus naquela brisa mexeu com Elias e moveu ele a voltar a sua missão, Deus não deixa seu servo se acomodar, e ele desejar desinstalar eu e você das nossas acomodações, por que ele sabe muito bem que muitas outras pessoas necessitam serem atingidos pelo nosso sim de compromisso com Deus, por que Deus usa um simples sim de confirmação para realizar feitos extraordinários diante do olhar humano, ele tudo pode realizar.

Um reino de amor

Parece ilógico falar de um assunto tão serio como este numa sociedade que cultua atitudes anticristãs, mas a verdade é esta mesma, não é por isso que Deus deixará de manifestar a sua vontade no meio dos seres humanos afinal de contas uma luz se acende em lugar escura para que todo o ambiente fique iluminado, o amor necessita ser vivido e anunciado onde as trevas do ódio e da indiferença parece reinar e tomar as rédeas e as regras em determinados lugares, sabemos que isso pode acarretar certas conseqüências doloridas para muitos, pois o mundo não aceita a luz e prefere ficar habitando na sombra da morte e do pecado por que é imediato e trás satisfação rápida e momentânea, isso é ao contrario do verdadeiro amor, e as testemunhas de Cristo deve caminhar na contra-mão deste mundo, vivendo como Jesus viveu

Se invocais a Deus como Pai

Na 1ª Carta de São Pedro no capitulo 1;17 o apostolo descreve algo bem profundo para nossa caminhada de fé e de intimidade com Deus, e este deve ser a nossa maneira de relacionamento com aquele que nos criou e nos assisti, a figura do Pai que conhece todas as necessidades do filho, e executa a sua providencia por amor, invocar quer dizer tomara Deus como testemunha da nossa causa, convidar ele para se fazer presente e nos orientar de como agir, para muitos Deus não passa de uma pessoa bem distante, e que me castiga por que não sou fiel, para outros Deus é como um ditador, mas para os que tem uma vida de amizade e intimidade com deus e tem ele como Pai, que age totalmente confiando na sua assistência paterna e divina, devemos ter esta intimidade com ele a ponto de não ter segredos para com ele, saber depender totalmente dele e compartilhar com ele todos os momentos de nossas vidas, mesmo que se for momentos cruciais, sermos como crianças sem mascaras diante dele, pois é isso que move o coração de Deus a nosso favor, pois ele deseja ter esta intimidade conosco.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Se soubéssemos não cairíamos

Ha muitas coisas no mundo espiritual que se tivéssemos conhecimento nunca cairíamos nestas armadilhas, me refiro em relação ao pecado que muitas das ocasiões que são cometidos e que aquele que comete parece estar na inocência do perigo e do mal que ali esta escondido, por que ele sempre se reveste de algo prazeroso e de bom paladar ao nosso querer, foi assim com Adão e Eva, e será assim com os vindouros, o primeiro casal caiu na armadilha por que se parecia bom ao gosto deles, certa vez um homem que estudava as formigas descobriu algo muito apropriado para este relato, as formigas carregavam as iscas de um veneno mortal chamado Miréx, elas levavam para dentro do formigueiro, estas iscas la dentro do formigueiro em um clima apropriado causavam uma grande explosão e matava todas as formigas, se elas soubessem deste resultado catastrófico para todo o formigueiro jamais elas iriam levar isso para dentro da sua aldeia,mesmo que fosse bom ao paladar delas, aqui vem todo o discernimento que necessitamos e a sabedoria de Deus para a nossa vida, por que o mal nunca se apresenta a nós como algo ruim e da qual nós não gostamos, só Deus é conhecedor do mundo material e espiritual, ele sabe que tipo força esta por trás de cada maquinação do reino das trevas que tenta nos surpreender para fazer de nós seus escravos, por isso fujamos de tudo aquilo que tem aparência de "bom" e não o é, pois Deus nos guarda.

Dar o primeiro passo

O que Deus deseja para todos os seus filhos é que devemos dar o primeiro passo rumo há uma vitoria que já fora alcançada por Cristo na cruz, isso tem que partir de nós, pois a parte dele já fora feito, um coração que vive e age pela fé não fica omisso e acomodado, ele sai de si e vai ao encontro deste triunfo, a verdadeira fé ela nos tira da passividade e nos desinstala do nosso medo e nos abre as portas para a confiança naquele que tem o poder sobre tudo e sobre todos, este tipo de fé promove salvação e deste tipo de fé que toca o coração de Jesus: Tua fé te salvou.

Tenho vontade, mas não consigo

Jesus falou em João 15;4, sem mim nada podeis fazer e são muitos os que experimentam em sua vidas este ponto de deficiência, não basta apenas querer é necessário fazer alguma coisa a mais, por que ha casos de que algumas pessoas querem e não dão passos de encontro com aquilo que querem, a fragilidade humana diante de certos casos é muito grande e é nessas horas que sentimos que somos fracos demais para certos casos que se apresentam diante de nossos olhos, a grande maravilha disso tudo é que nós somos fracos e impotentes, mas Deus é forte e poderoso para realizar as coisas que não podemos realizar, a nossa fraqueza é uma das maneiras que Deus deseja nos fortalecer sobre elas, para que assim vamos ganhando firmeza, pois quando estou fraco é ai que sou forte, por que é na minha fraqueza que o poder de Deus se manifesta.