Todo caminho se faz normalmente caminhando e aprendendo com aqueles que já tem experiência. Ninguém nasce sabendo e totalmente feito. Assim aconteceu também com os seguidores e discípulos de Jesus que , caminhando com Ele, foram entendendo a sua mensagem e seu objetivo de vida.
A grande exigência de Jesus é que os batizados sejam servos de todos, com capacidade de receber cada pessoa como se fosse o próprio Cristo. Isto entra em choque com os moldes da atual cultura, que faz fortes discriminações entre os mais fracos, marginalizando a muitos.
Mas o projeto divino, mesmo com toda a clareza de Jesus, não é bem entendido pelos cirstãos. É aquele da dignidade e da humildade, comparando as pessoas com a simplicidade e modo de ser de uma criança. É grande aquele que se faz servo de todos.
Os discursos dos maus causam divisão e conflitos, porque não levam consigo a sabedoria que vem de Deus. Com facilidade criam tensões entre a prática de Jesus e a da injustiça.O ímpio não suporta o justo e age para destruí-lo.
Por outro lado, quem age com a identidade do justo, acaba denunciando a ação maldosa do ímpio, provocando também conflito.Portanto, somos divididos e temos que dicernir que caminho queremos seguir.
Os que estão convencidos da sua missão não levam em contam as consequências daí provindas. Procuram agir com coragem, principalmente tendo em si a sabedoria dos justos. Tornam-se servos prar realizar o bem em favor dos injustiçados.
É importante não caminhar na contramão da vontade do Senhor. Às vezes agimos com duplicidade, como justos e como ímpios. è preciso saber escolher e fazer a opção pela vida. Servir a todos é um desafio e um investimento eterno, de renuncia e determinação.
É feliz quem faz a vontade de Deus, servindo com despojamento a todos os seus semelhantes, como imagens e semelhanças de Deus. Isto é uma oferta agradável ao Senhor. É o gesto supremo do amor em doação e partilha com os irmãos.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto/SP
sábado, 26 de setembro de 2009
O SERVIÇO A TODOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário