sábado, 17 de abril de 2010

Palavras Chaves

Neste Domingo a Liturgia nos apresenta o Evangelho de São João (21:1-19) e que bom é podermos tirar dele algumas palavras chaves para melhor compreendermos a sua mensagem:

Versículo (3) vou pescar: É a descisão de um experiênte homem que a dias atrás fizera uma decisão de seguir Jesus, em Mateus (4;20) ir pescar aqui é voltar a vida velha, voltar aquilo que um já renunciamos e veja que os outros apostolos também vai atras dele, que coisa triste, começa no Espirito e volta para a carnalidade, servimos de péssimo exemplo e as pessoas continuam escravas do pecado, por que não encontram em nós exemplos de conversão, isso é sério.

Versículo (3) naquela noite, porém, nada apanharam: Quando Jesus não esta presente em nossa vida o resultado é a frustração, podemos ser até pessoas experiêntes, caso os apostolos também eram conhecedores de pesca, aqui não vale o conhecimento humano, mas, sim aquele que criou todas as coisas, qual seria o resultado daquela festa de casamento em Caná da Galiléia (João 2) se ele não tivesse presente naquela hora, a mudança da agua em vinho, não foi somente para aquele momento, mas, sim seguiria a vida daquele casal por toda a vida.

Versículo (6) Lançaram-nas: Não basta somente ter Jesus presente em nossa vida, mas, é necessário colocar em ação aquilo que ele nos transmite, mesmo que parece nos as coisas mais absurdas, pois ele sabe do que esta fazendo, é muito importante dependermos de Jesus em tudo na nossa caminhada, apesar de tudo na frustração que passaram, Jesus foi até eles novamente para despertar aquilo que um dia eles haviam feito, (Mt 4;20) assim fez Deus com o mproféta Amos quando a chamou para o cargo de proféta em Israel, (Amos 1;1) Deus foi visita-lo e convida-lo na sua lida cotidiana.

Versículo (11) cheia de 153 grandes peixes: No Mar da Galiléia, existiam 153 qualidades de peixes, o que era impossivel ir pescar e não pegar nada,mas aqui representa qual era a missão deles, este numero simboliza todas as nações da terra, e Pedro caiu em si, sabendo qual era a missão deles logo após a ressurreição de Jesus.

Versículo (14) depois de ter ressuscitado: por que será que ele não se manifestará a Herodes, a Pilatos, Caifás, a Calicula, pois a sua manifestação seria para sua igreja que apesar de tudo acreditavam nas suas palavras, e seriam anunciadores por toda aquela região como de fato aconteceu, Jesus não esta preocupado com quem não acredita nele e sim com quem acredita nele, pois os que não acreditam poderam crer através dos que creêm, Mateus (13-16).

Versículo (17) Pedro intristeceu por ser a terceira vez: Aqui é para reparar a triplice negação de Pedro a Jesus antes de sua cruxificação e em tudo isso Jesus vai abrindo um espaço no dialogo com Pedro e prepara aquele homem para uma profissão de fé muito profunda, que correspondia em "Cuidar das ovelhas de Jesus" e a saber que depois de Pentecostes uma nova força iria envolver a vida de Pedro e dos demais apostolos (UNÇÃO, FORÇA DO ALTO) é o cumprimento da promessa (Atos dos Apostolos 7-8).

Versículo (18) quando fores velho: Assim Jesus indicava o tipo de morte que Pedro morreria para glorificar a Deus, Pedro que fugirá momentos antes da cruxificação de Jesus com medo, aqui Pedro revestido com a unção do alto, não fugiu da cruz, morreu crucificado igual ao seu mestre, mas, não aceitou a morrer de cabeça para cima como Jesus, pois ele não merecia morrer igual a Jesus, foi crucificado de cabeça para baixo.


Moral da Historia:
O poder da ressurreição na vida daqueles que fizeram uma aliança com Deus, mesmo que se eles vierem a cair ou na hora de frustração querem voltar atrás, Deus não se cansa dele, mesmo sabendo da fraqueza e de que matéria são feitos, assim como foi com o proféta Elias que com medo da rainha de Israel chamada Jezabel foi se esconder numa caverna, ele que antes havia experimentado o poder de Deus em seu favor, derrotando 800 falsos profétas do deus Baal, mas, mesmo assim Deus foi atrás do seu ungido la aonde, ele se encontrava refugiado, nenhuma condenação ou acusação da parte de Deus para Elias, mas pediu que ele saisse daquela gruta e fosse ungir um rei em Israel e outro na Síria e Eliseu para ser o seu substituto, só o encontro de Deus com Elias já devolveu para ele a força para executar a vontade de Deus, como o encontro de Jesus ressuscitado com os apostolos devolveu para eles a unção para sua missão, o encontro de Deus com Isaias fora o necessário para que ele se fortalecesse na sua missão, pois todo encontro com Deus deixa marcas profunda em nossa vida, renovando nossas forças e devolvendo nos a unção que perdemos pela nossa desobediência.

Nenhum comentário: