domingo, 25 de outubro de 2009

Ser santo é ser feliz; é descobrir o sentido da vida!

Deus quer nos orientar, por isso começa essa passagem bíblica declarando ter nos escolhido. O Senhor já tinha pensado em você antes mesmo de [você] ter nascido. Muitas pessoas, por não encontrarem sentido para a vida, tentam dar fim à própria existência.
Todos nós somos vocacionados para a bênção e para a felicidade, mas não sem sofrimento. Isso seria fantasia, não é como no carnaval, no qual tudo passa, por isso precisamos tirar as nossas máscaras.

Ser santo é ser feliz, é descobrir o sentido da vida! Ser santo é descobrir que não somos um fruto do acaso, isso não é verdade, porque Deus nos escolheu.
Se quisermos ser orientados pelo Senhor, devemos recorrer à Sua Palavra, porque o Todo-poderoso fala conosco por meio dela.
Existem pessoas que querem ser um monte de coisa, com isso vivem imitando a tudo e a todos; mas o nosso principal chamado é ser santos. E qual deve ser o nosso modelo? Jesus Cristo, o nosso único modelo.
Ser feliz é ser como Jesus, olhar para Ele e reproduzir na nossa vida aquilo que Ele fez. Na oração e na Palavra de Deus vamos encontrando a nossa vocação; olhando para Cristo e a vivendo com coerência.
A nossa vocação, antes de tudo, é a santidade, é ser feliz. Mas o que nós precisamos para alcançar a felicidade? É preciso viver com coerência a vocação para a qual Deus nos chamou. Se você é mãe, então seja uma mãe com coerência, seja paciente, seja mãe. Viver com coerência é viver a Palavra que diz: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4,13), ou seja, é ser uma mulher de oração.
Como é bom estar perto de uma freira que é feliz ou de um pai que é alegre e viver com coerência a vocação do nosso trabalho. Como é bom chegar ao fim do dia e perceber que fizemos muitas coisas boas! Amar não significa não dizer a verdade, mas é saber dizê-la com coerência, ainda que seja uma ordem que devemos dar. Por essa razão, o Senhor nos orienta por meio de Sua Palavra. Quando vivemos bem a nossa vocação, as pessoas se alegram conosco e somos sinais de Deus para elas.




Sabe qual é a vontade de Deus? A vontade d'Ele é que sejamos santos. E qual é o santo que não sofreu? Estar na vocação certa não significa não ter sofrimentos, pois o próprio Jesus nos disse “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (João 16,33b). A vontade do Senhor é que também sejamos felizes, porque ser feliz não é um estado emocional, mas é um estado. Podemos até sofrer, mas jamais devemos perder a nossa alegria.
Ter tudo nem sempre significa ser feliz, mas ter o tudo, que é Deus, isso sim é ser feliz!
A nossa vocação de sermos cristãos é exigente, e o Senhor nos ensina a enfrentar isso, pois Ele mesmo disse que no mundo haveríamos de ter sofrimentos. Existem dores que precisam ser enfrentadas, porque não existe anestesia para elas. Ser cristão é enfrentar a dor e o sofrimento na certeza de que estas vão passar e que a ressurreição vai chegar.




Padre Sóstenes Vieira
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: