sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Jesus quer curar as nossas feridas

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em: Filipenses 4,4-10

"Alegrai-vos sempre no Senhor.Repito: Alegrai-vos!"
(Filipenses 4,4)
 

Esta Palavra põe vida na nossa existência. Jesus começa a contar uma história: Um homem ia de Jerusalém a Jericó”. Porque o homem ia de Jerusalém a Jericó? Por que não de Jerusalém a Betânia? Porque Jerusalém era onde ficava o templo; para o povo judeu essa cidade é a capital da fé. É o lugar mais santo do mundo, pois lá estava a presença de Deus. Ao passo que Jericó era a cidade do comércio, da discórdia, do pecado. E esse homem estava deixando o ambiente de fé em busca do dinheiro e do poder.

Você notou que a Palavra diz assim: “Certo homem descia de Jerusalém”? Ele descia porque esse caminho percorrido por ele não o fez progredir como pessoa. E sempre que o homem der as costas para Deus e para a Igreja, ele descerá na sua vida. O começo do descambar da nossa vida é quando damos as costas para a proteção divina e deixamos a casa do céu, a casa de Deus. Por isso, quando esse homem deixou a proteção do Senhor por aquilo que iria satisfazer o seu corpo e seus apetites, então, ele caiu nas mãos dos assaltantes, que lhe tiraram tudo e quase o mataram.

Quando a pessoa se afasta de Deus a tentação a assalta arrancando-lhe a fé, porque se esta perde a fé ela perde tudo, perde o sentido da vida; aí fica fácil cair na depressão, desanimar, adoecer e fica fácil se matar. E quando perguntamos: “Para que viver?” é sinal de que perdemos o rumo; e a tentação sabe disso.

E o maligno não quer tirar de nós qualquer coisa, ele quer nos tirar tudo, e para isso ele precisa matar a nossa fé. Por isso, ele usa de dois assaltantes muito presentes no meio de nós: o sensualismo e o materialismo.

Quando a pessoa, templo do Espírito Santo e filha de Deus, se reduz ao prazer e ao dinheiro, ela cai nas mãos desses dois assaltantes. É pecado ter prazer? Não! Quem o criou foi Deus, quem deu a você a graça de senti-lo foi o Senhor, porque Ele o ama; os maiores prazeres da nossa vida são proporcionados por Ele.

O prazer que nós temos no relacionamento íntimo é dom, é presente de Deus. O prazer é dom de Deus para nós. Ele fez tudo tão bem feito que quando uma pessoa busca o prazer pelo prazer, não o tem, porque ele [prazer] nasce do tempo que você gasta com a pessoa com quem você está. Para tê-lo não podemos provocá-lo, ele tem de nascer. O prazer é a consequência, é o acréscimo de um afeto bem vivido.

Quando a pessoa resume sua vida ao materialismo (e dinheiro não é ruim, todos precisamos dele) – e o ser humano não se resume ao dinheiro que tem – o maligno, sabendo disso, põe na nossa cabeça dela que ela vale o que tem. E se não temos dinheiro somos assaltados pelo sexualismo.

Quais são os seus valores? O que tem valor para você neste mundo? É a sua família? Seus filhos? Seu caráter? A amizade? É isso aí o que a tentação quer arrancar de você, e ela não somente tira coisas materiais, como também nos oprime.

Muitas vezes, pensamos que as pessoas nos usam, que são interesseiras, mas não é assim, não são elas, mas a tentação que age por trás delas. Por isso existem muitas pessoas semimortas, porque não sabem que são amadas e queridas por Deus.

Existem certas feridas que só Deus pode curar. E a Palavra diz que aquele samaritano viajante teve compaixão daquele homem ferido e abandonado no caminho e tratou-lhe as feridas. Esse Samaritano é Jesus. Há um tipo de socorro que só Deus pode nos dar. Se você se sente como esse homem, eu quero lhe dizer que Jesus, o Bom Samaritano, está perto de você.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: