terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ferramentas de Edificação

Carisma: Força divina conferida a uma pessoa, mas em vista da necessidade ou utilidade da comunidade.

Os carismas descritos em 1ª Coríntios 11:8-11 eles são divididos em três grupos:

01 - Carisma de Poder: Milagres, Cura e Fé.

02 - Carisma de Revelação: Palavra de Sabedoria, Palavra de Ciência e Discernimento dos espíritos.

03 - Carisma de Inspiração: Línguas, interpretação de Línguas e Profecia.

Os carismas, Deus nos concede por um ato de sua bondade e misericórdia, eles não são sinais de santidade segundo o que Paulo escreveu no capítulo 13;2 da mesma carta aos Coríntios, Deus concede como lhe apraz e conforme a necessidade da própria comunidade, como fora o caso dos Coríntios.

Palavra de Ciência: ela nos mostra o causador de algo que não conseguimos saber por meios humanos, ela nos mostra a origem de algo que esta causando coisas estranhas no meio do povo: Exemplo de Palavra de Ciência: São João 4;17-18; Marcos 12;15

Palavra de Sabedoria: não é a mesma coisa que o dom de sabedoria que encontramos escrito em Isaias 11;2, ela sempre vem em seguida da constatação da origem de alguma coisa que vem pela palavra de ciência, ela mostra como resolver ou enfrentar uma situação delicada ou embaraçosa, exemplo de Palavras de Sabedoria: Lucas 7:36-50;João 8:1-11 e a maneira de como Deus revelou ao evangelista São João na descrição do Apocalipse.

Discernimento dos espíritos: nós seres humanos temos a faculdade de ouvir três tipos de vozes, a voz humana, isto é, a nós próprios, a voz do maligno, e a voz de Deus.

A palavra discernimento vem do latim discernere e quer dizer: Conhecer distintamente; perceber claro por qualquer dos sentidos; apreciar; distinguir; discriminar: isto é, ver além das aparências o que esta escondido por trás de cada situação

Profecia: não se trata de adivinhação do futuro ou qualquer outra coisa das quais já é proibida por Deus desde os tempos antigos como por exemplo em Deuteronômio 18;9-12, ela é algo simples e tem como finalidade, exortar, corrigir, consolar, por exemplo em Joel 1;13-14;Joel; 12-14; 2ª Pedro 3;11-12.

Tudo isso não é fruto de esforço humano e nem adquirido em sala de aulas e sim fruto da bondade de Deus, e nossa parte é pedir, pois todo aquele que pede recebe segundo o próprio Jesus em Mateus 7;7

A vida de adoração a Deus em espírito e em verdade

É fato interessante o que esta escrito em Atos dos Apóstolos 1;11 e em Mateus 17;4 e de como eles são esclarecidos de como devem agir.A resposta de Jesus para a mulher samaritana em São João 4;23 esta definido de como deve ser a maneira de quem de fato é um adorador de Deus, pois Jesus responde a colocação da mulher samaritana, São João 4;20-21.Por que a fé se une a vida, e não tem fundamento bíblico quando a fé vive desligada da vida. Por que Deus não fica preso dentro de um templo esperando que seus adoradores vão até ele, pelo contrário ele é quem procura tais adoradores conforme Jesus falou para a mulher da Samaria.

Se dissermos que amamos a Deus e o adoramos dentro de um templo essa adoração deve se estender fora do templo também

Adoração: Ato de adorar, Culto a uma divindade,

Divindade:, qualidade de divino. natureza divina, que tem poder por si mesmo, que não tem começo e nem fim, que sabe tudo, conhece tudo, mesmo antes que aconteçam as coisas, conforme esta escrito em Colossences 1;15-18,

Geralmente quem é um adorador esta incluído nestas qualidades:

01 - Sabe ser grato

02 - Sabe ser obediente (submisso)

03 - Sabe ser humilde

04 - Sabe reconhecer suas fraquezas, e sua dependência de Deus

Por que, para ser um adorador de Deus deve reconhecer ele primeiramente como Deus Verdadeiro de Deus Verdadeiro, e não simplesmente por aquilo que ele nos concede, veja a alerta que Paulo fez na primeira carta aos coríntios: Se é só para esta vida que temos colocado a nossa esperança em Cristo, somos de todos os homens, os mais dignos de lastima, 15;19.

A vida de adoração a Deus em espírito e em verdade ela nos faz tirar os nossos olhos de nós mesmos, mergulhados em nossas preocupações e necessidades, nossa sede de prestigio e reconhecimento por parte de alguém, e olhar atentamente para o Senhor que deve ser o centro de nossa vida e da nossa oração, veja o que esta escrito em Lucas 4;20, quando Jesus acaba de fazer a leitura na sinagoga de Nazaré: E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos tinham os olhos fixos nele.

A adoração é um culto que também prestamos a Deus com o nosso corpo, veja a carta de Paulo aos Romanos no capitulo 12;1, por que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, 1ª Coríntios 6;19-20

Como deve ser a leitura da Bíblia

A leitura da Bíblia nunca deve ser como uma leitura de qualquer outro livro ou coisa deste tipo, não deve se ler ela por que não se tem outra coisa para ler, ou como um hob ou passa tempo ou coisa de rotina, ou por medo dos castigos ou penas, a leitura dela deve ser feita como um compromisso que tenho com Deus: Aquele que quiser ser meu discípulo tome sua cruz de cada dia e me siga (Lucas 9;23), na minha edificação pessoal, e para o crescimento e conhecimento do plano de Deus em relação a cada pessoa e a toda a humanidade, o Espírito Santo é o grande inspirador desta palavra deste dos tempos antigos e nenhuma profecia deve ser interpretada sem a sua luz, 1ª Pedro 1;20-21, é importante também anotar ou grifar aquelas palavras que nos chamam atenção no momento da leitura, sejam elas por que não entendemos, para depois fazer uma pesquisa num dicionário bíblico, estar aberto a ajuda do Espírito Santo.

Passos importante para uma boa leitura.

01 - Um local adequado para a leitura, ou seja,de silencio, sem agitação, e sem pressa

02 - Analisar o contexto do texto que vai ler, por exemplo, o por que Jesus falou aquilo ou contou aquela parábola

03 - Ler quantas vezes for necessário

04 - Ser critico consigo mesmo e perguntar, por exemplo, o que este texto diz em si?

05 - O que este texto diz para mim?

06 - Colocar-se dentro do texto

07 - Orar sobre aquilo que mais te chamou atenção na leitura e dar sua resposta a Deus sobre o que leu

Não ficar muito tempo com duvidas sobre o que leu e não entendeu, por que existem palavras que se não bem entendidas sua colocação no texto ou no versículo pode distorcer a mensagem. Por exemplo em Mateus 10;34 esta escrito: Não julgueis que vim trazer a paz a terra, vim, trazer não a paz, mas a espada.

Em Lucas 9;24 esta escrito: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome sua cruz de cada dia e sega-me. No evangelho de São João no capitulo 3;18b esta escrito: quem não crê já esta condenado, por que não crê no nome do Filho único de Deus. Na primeira epistola de São João;3;15 esta escrito: Quem odeia seu irmão é assassino e sabeis que a vida eterna não permanece em nenhum assassino.

A Bíblia não é um Livro cientifico, mas uma carta de amor que Deus nos escreveu, ela não tem a intenção de esconder o pecado de ninguém, pois ali revela o ser humano em seu todo, a fraqueza de Abraão e Sara, de Jacó, de Davi, de Saulo, de Pedro e assim por adiante e também aquilo que era virtuoso em cada um dos personagens dela e fora dela.

Como deve ser a nossa postura dentro da igreja

A nossa conduta de filhos amados de Deus dentro de sua igreja deve ser bem distinta e discreta em que em nada nos atrapalhe a nossa posição dentro da casa de Deus Pai, as vezes corremos o grande risco de tornar se grandes faladores dentro da igreja a ponto de tirar a atenção dos outros, pois a minha posição deve ser também de adorador.

Nossa postura diante de Deus dentro de sua casa.

01 - Chegar na igreja e cumprimentar o dono da casa (oração)

02 - Silencio, este é um tipo de recolhimento interior que nos abre para a adoração no momento da celebração

03 - Nossas vestes devem serem simples, para não chamar atenção de outras pessoas, isso tem um nome chama-se PUDOR, pois o que agrada a Deus é uma alma simples

04 - Adoramos a Deus também com o nosso corpo, por que isso é uma realidade que não se separa de nosso corpo

05 - Devemos sentar-se de maneira correta e não se jogar de qualquer jeito no banco

Dizem que Deus deseja o nosso coração e não as vestes

As vezes a maneira que nos vestimos, já é uma maneira de mostrar aquilo que de fato esta em nosso coração, pois a boca e os atos fala o que tem de sobra no coração

Uma grande verdade é que diante de Deus ele não repara de como estamos trajados, pois isso não é motivo para ele deixar de nos amar ou virar as costas para nós, nada neste mundo nos separa de sermos amados por Deus (Romanos 8;37), mas isso não deixa de ser algo imoral da nossa parte de andar de qualquer jeito, até por que vamos estar envolvido com outras pessoas, e pode ser uma grande oportunidade de causar muita falação, roupas curtas, e transparentes é bom se evitar, por que a desordem do templo em Jerusalém levou Jesus a ter um comportamento firme com aquela gente: Tirai isso daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes, São João 2;16, tudo isso se da pela santidade daquele lugar e de quem ele nos representa, para Moisés deus disse:Tire as sandálias dos teus pés por que o lugar em que te encontras, é uma terra santa (Êxodo 3;5)

Será que ainda hoje seria diferente a atitude de Deus para conosco quando não entramos dentro de sua casa tendo um comportamento bem diferente daquele que deveríamos ter pela santidade de seu nome e da gloria de Deus que habita naquele templo?

Disse Jesus:

A minha casa é casa de oração e o zelo pela tua casa me consome, Salmo 68;10, pela igreja o Senhor foi despido numa cruz e chegando ao mais baixo nível da humilhação humana por parte de seus crucificadores

Nenhum comentário: