quarta-feira, 14 de março de 2012

Verdadeira conversão

Segundo os escritos do Livro de Eclesiástico no capitulo 3;4 assim esta descrito: Aquele que ama a Deus roga-lhe pelos seus pecados, acautela-se de não cometê-los no porvir. ele é ouvido em sua prece cotidiana. A verdadeira conversão é muito mais que passar a freqüentar uma igreja, ela consiste numa mudança radical de comportamentos que até então não eram justos, já é um bom sinal de quem não freqüentava a igreja e agora começou a freqüentar, mas isso tem que esta influenciando numa mudança e sendo transformado pelo poder da palavra. Quando realmente esta acontecendo esta mudança interior, passamos a detestar qualquer espécie de pecado, inclusive os nossos próprios pecados e atitudes que não estão em conformidade com a soberana vontade de Deus, mesmo que elas nos garanta algum lucro, passamos a amar aquilo que bom e justo diante de Deus e que nos faz realmente pessoas livres interiormente, por que o que agrada a Deus é uma alma simples, a palavra conversão vem do latin conversione e quer dizer mudança, assim como a palavra Metanóia que vem do grego metánoia, que quer dizer: Transformação fundamental de pensamento ou de caráter.

Deus tem o poder sobre tudo

Pegamos uma pista no Salmo 137; 7 que nos trás a seguinte afirmação: Em meio a adversidade vós me conservais a vida, estendeis a mão contra a cólera de meus inimigos;salva-me a vossa mão. Deus tem o poder de realizar aquilo que lhes aprouve em qualquer situação que estamos enfrentando, assim como fora guardado Lot do perigo que lhes rodeavam e deus concede que ele com toda a sua família se refugia num simples lugar (Gênesis 19;22) Apressa-te e refugia-te la por que nada posso fazer antes que la tenhas chegado. Também na província de babilônia em que três jovens foram lançados numa fornalha e nada sofreram, por que o anjo de Deus estava dentro da fornalha com eles a soprar sobre as tochas e labaredas de fogo que eram enormes (Daniel 3;49) Mas o anjo do Senhor havia descido com Azarias e seus companheiros a fornalha e afastava o fogo. Assim nunca podemos nos deixar ser levados pela tentação de que Deus nunca pode fazer nada por nós quando estamos passando por contrariedades que aos olhos humanos são impossíveis de mudarem

Perdendo a vida física e tendo a vida interior

Baseado no texto de Atos dos Apóstolos 7;60 que nos diz assim: Posto de joelhos, exclamou em alta voz; Senhor, não lhes leve em conta este pecado. Imaginamos de como estava o coração de Estevão neste episódio, levando pedradas de todos os tipos simplesmente por que falou a verdade, este diácono que fora o primeiro mártir da igreja primitiva imitou o seu grande mestre Jesus Cristo, que também na cruz disse estas palavras: Pai perdoa-lhes; por que não sabem o que fazem (Lucas 23;34), parece algo bem contraditório aos nossos olhos do que acontece com Estevão, por que perde a vida física e tem assegurado a vida interior, quando agimos vivendo a palavra de Deus podemos até perder a nossa vida terrena, por que a palavra de Deus tem sempre a ultima palavra, pois a liberdade interior ela é um grande tesouro que Deus nos concede e feliz é aquele que age vivendo sua palavra.

Nenhum comentário: