segunda-feira, 25 de março de 2013

Semana Santa

Ontem, Quinta-feira Santa, todas as paróquias católicas do mundo celebraram a Missa de Lava-pés e a instituição da Eucaristia (hóstia consagrada). A missa como conhecemos hoje foi criada nos moldes de uma quinta-feira distante, há 2 mil anos, quando Jesus reuniu seus discípulos, lavou-lhe os pés em sinal de humildade e partiu o pão. Estes últimos gestos de Jesus, eternizados na Santa Ceia, são repetidos pela imensa legião de católicos.

Algumas paróquias brasileiras fazem o Lava-pés com pessoas da comunidade, vestidas a caráter como os apóstolos de Cristo. Em seguida, é celebrada a missa, encerrada com a adoração do Santíssimo Sacramento. É uma vigília de oração e contrição, em respeito à paixão e morte de Cristo, protagonizada nesta Sexta-feira Santa .


FOTOS: Natalino Dias de Oliveira


“É preciso tirar do coração todo o sentimento de orgulho e de superioridade. Se todos nós, membros da sociedade, os políticos e até mesmo dentro das nossas famílias cultivássemos esse hábito, o nosso mundo seria melhor”, afirmou Padre Ivanildo Araujo Souza.

Durante a celebração, o arcebispo lembrou a importância dos profissionais da saúde, que durante seus trabalham servem a comunidade, realizando um “lava-pés” diário: “Nós temos que reconhecer o trabalho dessas pessoas que atendem a comunidade com muito amor. É claro que há aqueles que trabalham sem vocação e acabam tratando mal as pessoas, mas a maioria dos servidores atende bem a comunidade”, disse.

O ato de fé era visto durante a celebração, quando muitos católicos se emocionaram com as músicas e orações.
Padre Ivanildo esclarece o significado de lavar os pés. "Lava-pés é não olhar para os pecados do outro. Significa amar a todos acima de tudo".



O ministro da palavra e eucaristia Natalino Dias de Oliveira, 50 anos, concorda com o padre Ivanildo e acrescenta que Jesus demonstra com o ato de lavar os pés dos apóstolos humildade e amor. "Com toda simplicidade, Ele quis passar aquilo que devemos fazer, que é amar os outros como se fosse a nós mesmos", salientou.



O momento de reflexão seguiu com o início da Adoração Eucarística, onde o corpo de Cristo será velado até o início da Via Sacra previsto para acontecer às 6h desta sexta-feira (6)

Nenhum comentário: