sábado, 21 de janeiro de 2012

Arrependimento e remorso

Duas palavras que nos colocam em uma situação de reflexão da nossa caminhada, assim aconteceram com Judas Iscariotes discípulo de Jesus logo após a entrega de seu mestre para ser crucificado, o arrependimento nos lava a alma e nos move para voltar a trás do que foi feito e que não teve bons resultados, foi o que aconteceu com Pedro logo após ter ele negado Jesus, suas lagrimas saíram de um coração profundamente arrependido e que fora lavado pela misericórdia de Jesus, outro caso disso foi o apostolo Tomé que endurecido o coração pelo anuncio da ressurreição de Jesus, preferiu não crer, e logo após oito dias ele teve um encontro pessoal com o ressuscitado e fora movido a fazer uma das mais belas confissões sobre Jesus: Meu Senhor e meu Deus, a moção de seu coração arrependido o levou a fazer esta profunda profissão a Jesus, o remorso dói na alma e no coração, mas às vezes o homem fica endurecido e mesmo reconhecendo o seu erro ele não volta atrás, leva o homem a auto-suficiência, a soberba e o orgulho, tornando assim venenoso e mortal, assim escolheu Judas Iscariotes a morrer do que voltar atrás, apesar de ter reconhecido o seu erro em entregar o sangue inocente da pessoa de Jesus Cristo, preferiu seguir seu caminho de morte e suicidou.

Perto da fonte da água viva e perdendo a salvação

O que para uns é motivo de grande regozijo, pode não ser para outros, a passagem de Jesus crucificado no meio de dois ladrões nos aponta para esta realidade de vida para um e de perdição para outro, e tudo isso dependeu muito da confissão de fé em Jesus Cristo de cada um dos ladrões, é muito triste se, por exemplo, uma pessoa trabalhasse no lugar de muitas águas e água potável indicada para beber e que não ele proibido de tomar o tanto que necessitasse e que nele nada impedia de tomar dessa água e esta pessoa dissesse que estava com sede, ainda hoje vemos este triste acontecimento, quantas são as pessoas que moram junto com pessoas de uma fé viva e acabam não crendo, sabemos que a salvação uma decisão individual de cada um, eu, por exemplo, não posso me decidir que o outro será, até que posso orar por ele e falar para Deus deste meu desejo, mas a decisão de ser salvo é totalmente dele, por isso temos o direito de escolha, por que aquelas moças prudentes não deram de seus óleos para aquelas imprudentes, justamente por ser uma escolha individual e elas escolheram outro jeito.

O amor de Deus que faz a diferença

É muito fácil sentir se amado por Deus quando em nossa vida as coisas vão bem, o grande desafio é sentir este amor quando as coisas não estão tão bem assim, ou então quando somos atingidos por alguma calunia ou até alguma incompreensão por parte de pessoas que pensa e age de modo diferente do nosso, é ai que o amor de Deus se manifesta para capacitar-nos a dar uma resposta bem diferente daquele que somos levados a dar que é mais fruto do nosso coração ferido e machucado e não uma inspiração de Deus é neste campo que devemos experimentar de fato o amor de Deus em nosso coração para que não errasse o alvo que temos como prioridade de Deus para a nossa escalada na intimidade com Deus durante a nossa vida.

Nenhum comentário: