domingo, 15 de janeiro de 2012

Josué o novo líder de Israel

Logo após a morte de Moisés, Josué é escolhido para chefiar e liderar o novo hebreu até a tomada de Jericó e entrar em Canaã a terra prometida, Josué também chamado de Oséias, foi uma peça importante na conduta de Israel até o destino final, liderou Israel com firmeza e determinação por que assistiu isso em seu líder (Moisés) liderava por que sabia muito bem o papel de um líder e o povo lhes obedecia por que sabia muito bem de onde vinha a sua autoridade de liderança, foi um homem de escuta a Deus e tudo o que fazia era para agradar ao Senhor Deus, foi corajoso quando disse para Deus: Sol detém-te sobre Gabaon e Tu lua sobre o vale de Ajalon, e assim aconteceu. Foi o grande responsável pela organização das tribos de Israel em Canaã, sua morte deu-se quando tinha 110 anos de idade e foi sepultado em terras de sua possessão em Tamnat-Saté na montanha de Efraim ao norte de do monte Gaas, durante toda a sua vida Israel serviu ao Senhor e depois dele os anciãos serviram ao Senhor por que sabiam o que o Senhor tinha feito em favor de Israel, vemos o que Deus pode fazer através de um (sim) dado por alguma homem e mulher, Jesus Cristo é mais que Josué, é mais que Abraão, é mais que Moisés, ele é o Filho de Deus, os demais eram apenas servos de Deus, os demais realizaram libertações nacionais, Jesus Cristo liberta do pecado e da escravidão da morte e Jesus Cristo lidera com autoridade que Deus seu Pai lhes concedeu, por que a ele Deus deu todo o poder, na terra, no céu e sobre os infernos, e não há outro nome de que os homens possam ser salvos a não ser em Jesus Cristo.

Dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus

Esta foi uma colocação feita por Jesus respondendo a uma pergunta de uma classe de pessoas que tinha como intenção colocar Jesus em apuros, a questão era a seguinte: quanto ao pagamento de impostos a Cesar, caso Jesus dissesse que sim a multidão se levantaria contra Jesus, caso dissesse que não, ele se colocaria numa posição de inimigo de Cesar, parecia que Jesus estava num beco sem saída, isto é, estava numa enroscada, veja a saída que Deus concedeu a ele, não disse nem que sim e nem que não, mas a saída de Deus que colocou aqueles homens numa profunda atitude de reflexão sobre o feito divino, aquela moeda tinha a imagem e inscrição de Cesar, o povo tinha a imagem viva de Deus e o sinal da pertença a Deus, eles tinha o direito de manifestar a Deus o louvor e a adoração e isso era de Deus, lembra de como iniciou o processo de libertação por Moisés no Egito? foi pedindo ao Faraó a permissão para que o povo fosse para o deserto para oferecer a Deus o Culto que a Deus eles cabiam a oferecer, e isso mexeu com aquele grupo de pessoas ma intencionada com Jesus, o que importa é a sua gente.

Durante 40 dias

Este termo muito falado nas Sagradas Escrituras é um determinado tempo de período que homens de Deus passaram em provas dolorosas e que tiveram a grande assistência da providencia divina, foram tempos de deserto e que muito contribui para formar o caráter e a personalidade dos testados, Moisés passou quarenta dias e quarenta noites numa experiência de Deus, Elias andou quarenta dias até chegar a montanha, Jesus passou quarenta dias no deserto enfrentando as duras tentações do diabo, este espaço de tempo é chamado de tempo de deserto, e para nós representa todo o tempo que vivermos aqui neste mundo não importando de quantos anos será, creio que neste período finito nosso caráter de pessoa humana irá sendo lapidado e formado plenamente a nossa consciência para com Deus, quando queremos de fato nos consagrarmos a Deus até as situações penosas que teremos que enfrentar elas contribuem para o nosso amadurecimento na fé, Paulo disse: Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus; inclusive aquelas situações que nunca gostaríamos delas.

Nenhum comentário: