quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Batismo no Espirito Santo

Entre os católicos do Renovamento Carismático a expressão "Batismo no Espírito Santo" refere-se a dois sentidos ou momentos:

- o primeiro é profundamente teológico. Neste sentido todo o cristão é batizado no Espírito Santo, pelo fato de ter recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia.

- O segundo é de ordem experiencial e refere-se ao momento ou processo de crescimento pelo qual a Presença Viva do Espírito, recebido na iniciação, se torna sensível à consciência pessoal.

Este uso duplo, à luz da teologia é defensável e não contraria a Exegese Católica, mas não restam dúvidas de que causa certa confusão. (...) A nível do RCC, desde a primeira hora, tanto os iniciadores como a multidão de católicos ligados ao RCC, proclamam que há "um só Senhor, uma só fé, um só Batismo" (Ef 4,5). A expressão geralmente designa aquela experiência espiritual pela qual, o Espírito Santo, recebido por infusão no Batismo, emerge como realidade vital na consciência do cristão. (...)

Na América, a expressão "Batismo no Espírito" encontrou ampla aceitação nos meios do RCC. Na Europa, onde o RCC é filtrado por uma profunda análise teológica, pastoral e bíblica, e para evitar equívoco, à realidade espiritual chamada na América "Batismo no Espírito" designa-se, de modo geral e com maior acerto, com a expressão "Efusão do Espírito", que adotamos em Portugal desde a primeira hora.
Na formação que se ministra aos grupos, deve-se explicar e distinguir bem entre: infusão e efusão. No momento do Batismo, o Espírito Santo foi infundido, derramado no coração do crente-batizado. A efusão é, pela graça de Deus e mediante a colaboração do batizado, manifestação-libertação-renovação do Espírito recebido.

Nenhum comentário: