sábado, 8 de novembro de 2014

Caminhos de santidade do servo no Grupo de Oração

As apostilas número 04 e 05 do Módulo Básico de Formação da RCC trazem à reflexão o tema da Santidade e apresentam uma visão geral dos passos que ajudam a nossa caminhada nesta direção.
Fundamentalmente, porém, todos os passos e todos os caminhos nos levam para os ensinamentos e os exemplos de Jesus.
Jesus nos ensina que devemos amar a Deus em primeiro lugar, e a nós mesmos e ao próximo como consequência do nosso amor a Deus. Em outras palavras, Jesus nos ensina que para sermos santos devemos ter relacionamentos saudáveis com Deus, conosco mesmos e com o próximo. Ter um relacionamento saudável com Deus é reconhecê-lo como o "EU SOU", o único Senhor de nossas vidas, é desejar acima de tudo cumprir com a sua vontade, é ter consciência de que a nossa vida, nós a vivemos sob o olhar de Deus, na Sua presença e que estamos continuamente, em todos os lugares por onde andamos, pisando em solo santo porque o amor de Deus nos precede na nossa caminhada. Por isso, temos reverência perante a presença de Deus e O amamos e O servimos de todo coração.
As pessoas que nos rodeiam, da nossa família, do nosso Grupo de Oração, precisam ser edificadas e motivadas ao constatarem a maneira como nos relacionamos com Deus. Aquele que é verdadeiramente temente a Deus é mais feliz do que os outros, porque cumpre com a vontade de Deus a seu respeito. "E agora, ó Israel, o que pede a ti o Senhor, teu Deus, senão que O temas, andando nos Seus caminhos, amando-O e servindo-O de todo o teu coração e de toda a tua alma, observando os mandamentos do Senhor e Suas leis, que hoje te prescrevo, para que sejas feliz?" (Dt 10, 12-13). Só é verdadeiramente feliz e só tem a verdadeira paz quem coloca Deus em primeiro lugar, em tudo procurando agradá-Io, procurando fazer bem todas as coisas, como zelo, com amor, com alegria, porque é para o Senhor. Pessoas que vivem assim motivam as outras, são sinal de esperança e fonte de motivação.
Jesus também nos ensina a termos um relacionamento saudável conosco mesmo, isto é, termos consciência de quem nós realmente somos: filhos de Deus, dignos, resgatados, lavados no sangue de Jesus, capacitados pelo Espírito Santo para viver uma vida nova. O nosso passado é passado, quem é filho de Deus vive o hoje, o tempo da graça, o tempo da conversão, o tempo de começar tudo de novo e viver a vida com uma nova unção. Quem é filho de Deus cuida de seu espírito, cuida de sua alma e respeita o seu corpo.
É na oração pessoal, na leitura da Palavra de Deus, na Eucaristia que nós vamos aprendendo a acolher a nossa verdadeira imagem, a nossa verdadeira identidade. Quando temos comunhão com Deus caem as máscaras, o que é oculto se torna manifesto, a nossa tibieza se transforma em fortaleza, o nosso pecado em arrependimento, as nossas dúvidas em segurança e certeza.
Aquele que quer adquirir a verdadeira semelhança com Deus, que quer ser reconhecido como filho Seu, precisa ficar na companhia de Deus e se deixar moldar por Ele.
E, finalmente, para sermos servos santos na vida e no Grupo de Oração precisamos ter um bom relacionamento com os outros. Neste sentido, Jesus já nos deu um caminho bem prático e bem simples. Ele nos ensinou: "O que quereis que os homens vos façam fazei-o também a eles." (Lc 6, 31). Tudo na nossa vida começa com uma decisão e uma vontade.
Nós podemos decidir que vamos fazer como Jesus nos ensinou e começamos a agir dessa maneira. Uma decisão tomada e reafirmada a cada situação com a qual nos deparamos se torna um comportamento.
Sempre ouvimos dizer que o perdão não é sentimento, é decisão. Assim também o amor é uma decisão. Jesus sabe que ás vezes as pessoas nos tratam de um modo que é impossível "sentir" amor por elas, por isso Ele nos ensina a "agir" com amor em relação a elas, fazendo um esforço consciente para perdoá-Ias, para servi-Ias, para acolhê-Ias e aceitá-Ias como são.
O nosso coração não é misericordioso e compassivo como o de Jesus, mas através da vida de oração, da escuta de Deus, da frequência aos sacramentos, nós vamos nos moldando ao coração de Jesus e passamos a sentir mais como Ele e menos como nós. Quando entendemos que o nosso próximo é pecador como nós e tem as suas dificuldades, os seus conflitos também, fica mais fácil amá-lo.
O verdadeiro servo se antecipa aos acontecimentos clamando pelo Espírito Santo a fim de agir de forma santa nos seus relacionamentos e no seu viver diário.
A santidade é uma meta a ser alcançada, mas ela é feita de pequenos passos, de atitudes e decisões que vamos tomando no dia a dia. Vivendo com amor e com perfeição cada minuto de nossa vida, vai tornar toda a nossa vida santa, pois a cada momento e diante de cada acontecimento podemos fazer uma nova e eterna aliança com Deus

Nenhum comentário: