segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Parabola do Reino


"O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; e estes não quiseram vir. (Mateus 22:1,2)


Na parábola das bodas, o rei é nosso amado Deus, que celebra as bodas de seu Filho Jesus Cristo.
Aqui temos figurada, a grande festa das bodas quando Jesus Cristo se reunirá com sua igreja no reino dos céus.
O convite às bodas foi primeiramente feito ao povo de Deus, a nação de Israel, os judeus, mas esses maltrataram os mensageiros e a muitos também.
Mataram, inclusive entregaram o Messias à morte na cruz, não crendo que fosse o enviado de Deus tão esperado por eles.
“Então o rei diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos”. Ide, pois às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. Mateus 22:8, 9,10
Então o Senhor nosso Deus estendeu o convite a outros povos que não faziam parte de seu povo Israel, e este convite é feito até hoje a todas as pessoas que ouvem a Palavra de Deus e creem em seu Filho Jesus Cristo o Salvador, para que façam parte do reino dos céus.
“E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com vestido de núpcias”.
E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo vestido nupcial? E ele emudeceu.
Disse então o rei aos seus servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores: ali haverá pranto e ranger de dentes.
Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.  Mateus 11-14
As vestes núpcias aqui são espirituais, visto que carne e sangue não herdam o reino dos céus, e se elas não eram apropriadas sabemos que é porque a pessoa não se preparou para as bodas, assim como na parábola das dez virgens haviam cinco que não se prepararam, aqui também estava um que não se preparou, não se revestiu de Cristo.

Efésios 4:1 a 24 diz:

"E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade de sua mente.
Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;  
Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. 
Mas vós não aprendestes assim a Cristo,  
Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; 
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;  
E vos renoveis no espírito da vossa mente; 
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

As vestes inadequadas são aqueles que estão sem vestes de salvação, estão vestidos de espírito judaizante - A LEI - Hoje eles estão aí, dizimistas, guardadores de sábados, etc...
Os convidados eram os judeus e os de fora são os gentios - todos os que não são judeus - os do mundo...
"Essa festa tem o significado do chamado de Deus para a salvação, recebendo o Filho como Salvador, passamos a ser morada do Espírito Santo, e a presença dele em nossa vida trará uma mudança, pois onde o Espírito de Deus habita naturalmente a santidade se fará presente, pois Deus é santo."
 Todo aquele que tem o Espírito Santo é porque nasceu de novo. Pelo Espírito é transformado dia após dia. O nascer de novo é real e, o Espírito Santo é o penhor da nossa salvação. Veste de salvação é ter o Espírito Santo e estar vivendo pela graça de Deus, pelo Espírito, em verdade. 

Nenhum comentário: