quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O que um intercessor precisa ver

O intercessor é um profeta chamado a arrancar, pelo poder da oração, os adeptos da sinagoga de satanás e levá-los à presença de Deus (cf. Apoc. 3,9), afinal, tudo pode ser mudado pelo poder da oração. O intercessor com visão ampliada não impõe barreiras para a ação de Deus, ao contrário, com uma oração ousada, enfrenta situações humanamente impossíveis e as vence por seu ministério pessoal. O intercessor que vê o mundo com visão ampliada tem a sensibilidade mais aguçada. Ele consegue perceber com mais transparência as oportunidades do presente, visualiza com clareza as tendências do futuro e as soluções de Deus.
No segundo livro dos Reis, o profeta Elizeu pede a Deus para dar a capacidade de ver ao seu servo que, apesar de ser piedoso e andar com um homem de Deus, sofria do mal da cegueira espiritual. Quando viu a multidão de soldados inimigos cercando a cidade para matá-los, desesperou-se, e gritou para o profeta, “Ai meu senhor! que vamos fazer agora?”. Eliseu um homem de grande visão, disse: “Não temas, os que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles. Eliseu orou dizendo: “Senhor, abri-lhe os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do servo, e este viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu”. (II Reis 6, 15-17).
Muitas vezes nos assemelhamos ao servo de Eliseu. A nossa visão está fisicamente restringida ao limite que os nossos olhos alcançam e para superarmos esse limite necessitamos utilizar a dimensão espiritual para ver com olhos espirituais. Para ver as soluções de Deus é preciso ter uma visão além dos limites físicos. Muitas das dificuldades que passamos são procedentes da falta da visão espiritual, porque desconhecemos esta capacidade de ver. Isso ocorre pelo fato de habitarmos em um mundo material, no entanto, além de sermos naturais somos também espirituais. E o espírito, assim como a carne, também tem uma visão, só que uma visão espiritual. Então é preciso que aprendamos a diferenciá-la e usá-la com mais assiduidade. Quando nos disciplinamos em cuidar do nosso espírito através da oração constante, ele interage continuamente com o Espírito de Deus e assim somos por Ele guiados. “Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão” (Jo. 16,13).
O intercessor de visão ampliada profetiza vida para o povo caído, machucado, desanimado, morto pelo pecado (cf. Ez 37, 1-14). Deus fará até onde conseguirmos enxergar com os olhos da fé. O intercessor com visão ampliada sabe reconhecer quais os valores essenciais que não podem faltar na obra do Senhor.  Quando se tem visão, mesmo quando não se vê o todo, percebe-se se cada ação, se cada atitude está de acordo com o resultado final esperado.  É preciso ver o todo. Ver além do que está à nossa frente.
O ministério de intercessão é o ministério da vitória e o intercessor que tem visão espiritual se torna ministro de libertação, pois através da oração de intercessão, feita com misericórdia e autoridade, enxerga o mover da mão de Deus nas situações, nas causas, na vida das pessoas pelas quais está orando (cf. Jn 3, 5-10).
Meu irmão, minha irmã, Deus quer lhe dar visão espiritual. Deus quer lhe dar discernimento e sabedoria. Assim como Eliseu clamou pelo seu servo, você pode clamar a Jesus que interceda a seu favor para que o Pai abra os seus olhos espirituais e lhe conceda os carismas do Espírito Santo.
Somos chamados por Deus a semear a Cultura de Pentecostes e a exercer o nosso ministério na RCC com combatividade profética, por isso é imprescindível exercê-lo com profetismo, com coragem e com a maturidade espiritual que devemos alcançar na oração para podermos interceder mais e melhor.  Somente assim, poderemos ter a nossa visão ampliada para entendermos o que o Espírito Santo está falando nestes tempos para a Igreja.
Para praticar: Sugerimos que nas reuniões e nas formações deste mês, seja disponibilizado um momento de oração para que se faça a oração de Eliseu pelo seu servo. Incentivar que um intercessor ore pelo outro pedindo ao Senhor a capacidade de ver.

Nenhum comentário: