sábado, 8 de janeiro de 2011


O começo da historia da Salvação do povo de Deus.

O começo da historia da Salvação do povo de Deus começou em primeiro ligar no coração do Pai Amado, por que ele se decidiu em nos salvar e isso não é mérito nosso e sim vontade da Misericórdia de Deus.

O primeiro participante humano deste lado divino da vontade de Deus foi Abraão, que recebe a visita dos anjos que desciam para Sodoma e Gomorra (Gênesis 18) e na colina de Mambré Abraão recebe a noticia de que Sara sua esposa iria ter um filho.

Passado o tempo fixado pelo Anjo, Sara a esposa de Abraão da a luz a um filho do qual eles colocaram o nome de Isaac, este era o filho da Promessa que Deus havia feito a aquele casal já idoso.

Isaac se torna adulto, conhece a sua esposa Rebeca e eles tem dois filhos que se chamaram Esaú e Jacó, este dois rapazes se casam e formam famílias, de Jacó se da origem as 12 Tribos de Israel, cada tribo leva um nome de um filho de Jacó, e ai começa a tornar se mais claro o plano Salvifico de Deus na historia humana.

Os filhos de Jacó, venderam por trinta moedas o seu irmão José um dos mais novos, ficando na frente em idade somente de Benjamim que era de fato o caçula.

Eles vão para o Egito para comprar mantimentos e acabam ficando por lá como escravos do Faraó, e isso por muito tempo, até que Deus tira do meio do povo Moisés criado pela filha do Faraó e conduz ele juntamente com seu irmão Araão para serem os grandes instrumentos de libertação do seu povo no Egito, e assim acontece o povo saiu do Egito sob o comando de Moisés e parte para o deserto rumo a terra prometida, segundo a palavra de Deus o povo de Israel levaria poucos dias para entrar na terra que mana leite e mel, mas, ficaram 42 anos no deserto devido a sua rebeldia, Moisés morre no monte Nebo com 120 anos de idade, nas planícies vizinha dos Moabes.

Josué fica agora como o novo sucessor de Moisés, é ele quem lidera o povo na conquista de Jericó, e já dentro de Canaã a terra prometida, o povo é divido cada um recebe uma parte da terra, Josué morre e agora Israel se prepara para enfrentar uma nova etapa de sua vida, vem ai o tempo dos Juízes, um período de uns 120 anos mais ou menos.

O povo é administrado por estes homens que Deus levantará para julgar nos tempos difíceis da historia de Israel, se destacam neste ramo de administração: Samuel, Sansão, Gedeão, Débora, Jafté, em todo o tempo da administração dos juízes foram 13 juízes ao todo, o ultimo juiz foi Samuel o filho de Ana com Elcana, com a morte de Samuel já esta instituída a Dinastia que tem o primeiro Rei que é Saul, o segundo Rei da Dinastia é Davi e o terceiro e ultimo Rei é Salomão, com a morte de Salomão surge outro período critico na vida todo povo de Israel que é a Monarquia, aqui começa a dor do povo de Israel que até chegou como único, a realeza de Israel se divide, fica agora a Tribo de Judá e a Tribo do Norte, em Jerusalém fica Jeroboão governando e em Samaria fica Roboão filho de Salomão, é o período mais difícil de Israel, muitas baixas por causa das constantes guerras, Israel fica fragilizado devido a sua divisão.

O ultimo Rei da Monarquia é Oseias, assim Israel agora fica sob o comando de alguns civis e surge ai o período profético, Deus agora usa os seus servos os profetas para instruir seu povo e consolar a sua herança, de agora para frente as promessas de Deus é transmitida por estes homens simples que usados por Deus para avivar a esperança e a confiança do seu povo na presença de Deus no meio deles.

O ultimo profeta na Historia do povo de Deus fora Malaquias, juntamente com Neemias e Esdras formam juntos o grande tripé final das mensagens do Antigo Testamento.

Ambos eles trabalharam para restaurar as ruínas em que se encontravam o povo que vinha de dois Exílios; o da Babilônia e o da Assíria, a restauração do Templo e do Culto.

Israel já esta as portas da chegada da Boa Nova, o Sol da Justiça, do cumprimento da grande Promessa da Encarnação do Verbo de Deus que é Jesus Cristo.

Entra em cena o grande personagem que é o primeiro profeta do Novo Testamento que é João Batista o filho de Zacarias e Izabel, o homem que andava no deserto vestindo se de pelos de camelos e alimentando se de gafanhoto e mel silvestre.

Aqui esta a grande manifestação da ação Salvifica de Deus em prol ao seu povo, das muitas experiências pelo deserto sob o comando de Moisés como por exemplo: Quando a sede aperta o povo que caminhava, e Deus pede a Moisés que toque com a ponta do bastão na rocha, e quando ele tocou, jorrou água daquela rocha, outra grande experiência foi quando com fome eles clamam a Deus e Deus da como resposta a sua oração para aquele dia o Mana, no dia seguinte Deus manda as codornizes ao acampamento deles, a passagem do Mar Vermelho no momento em que os egípcios perseguiam eles, mas, o maior sinal vivo da ação Salvifica de Deus esta na Encarnação do Verbo de Deus no ceio virginal de Maria, é o maior sinal do amor de Deus para com os seres humanos, fora desse não existe outro sinal que possa ser dado aos humanos em relação a ação salvadora de Deus, por que Deus já nos revelou aquilo que caberíamos saber sobre esta auto-revelação de sua misericórdia na pessoa de Jesus Cristo, ainda hoje, Deus para levar os humanos a experimentar esse amor, continua se revelando nos acontecimentos do dia, mas estas revelações nunca cancelam a auto revelação que se da no Monte Calvário, o coração humano esta emperdenido e por isso o ser humano tem dificuldades em saborear a ação misericordiosa da salvação divina, por que a salvação de Deus é algo para ser vivenciada dia a dia de nossa vida, por que ela consiste em libertação do pecado para viver uma vida na graça de Deus, a palavra de Deus nos diz que o servo do Senhor não se embaraça com as atividades do dia, sabemos que somos pecadores, e que podemos ser tentados, por que enquanto estivermos neste mundo não estaremos isentos das ciladas do mundo das trevas, mas mesmo assim Deus espera que combatemos este bom combate, por que a vida do ser humano neste mundo é uma luta contra os poderes infernais, em Efésios (6:10-20) o apostolo Paulo Deixa bem claro que a nossa luta aqui neste mundo não é contra pessoas de carne e osso, mas contra espíritos maus do mundo espiritual das trevas, mas, para viver-mos como pessoas salvas em Jesus Cristo teremos que dar este bom combate para nos mantermos livres conforme o relato do próprio apostolo Paulo na Carta aos Gálatas (5;1) a vida Salvifica de Deus em favor ao seu povo não é pouca coisa e ninguém tem o direito de desprezar o Sacrifício Redentor de Jesus quando ele derrama todo o seu sangue em expiação dos pecados de todos os seres humanos, inclusive daqueles que o crucificavam, por isso o ato Salvador de Jesus é a Perfeição de todos os demais sacrifícios de toda a antiguidade, dos tempos de hoje e também do futuro.

Nenhum comentário: