quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CONVOCAÇÃO PARA A QUARESMA

Nesta Quaresma, os membros da RCC de todo o Brasil estão sendo convidados a se unirem de uma forma muito concreta: somos chamados a fazer uma leitura orante da Bíblia, em total unidade.

No texto abaixo, a coordenadora da Comissão de Formação, Lucimar Mazieiro, nos apresenta as passagens bíblicas que vão nos conduzir nesse período. Sabemos que o Senhor está pedindo que nos unamos em torno de Sua Palavra para que, juntos, reconstruamos as muralhas. Se nos unirmos, através da leitura orante da Bíblia, estaremos dando passos para concretizar essas moções. Que nesta Quaresma possamos dar testemunho de amor fraterno, de irmãos que caminham na mesma direção.

Espiritualidade nesta Quaresma: Unidos pela Palavra

Neste período da quaresma, nós da Renovação Carismática Católica, vamos buscar seguir o que o Papa nos pediu na homilia de encerramento do Sínodo da Palavra. Bento XVI disse que devemos ter uma tarefa prioritária neste milênio: “Alimentar-se da Palavra de Deus, para tornar eficaz o compromisso da nova evangelização”.

Isto se dará por alguns motivos: primeiro porque o Senhor nos pede para voltarmos à prática da leitura da Palavra. Depois porque este é um tempo de reconstrução, e, também, de construção. Queremos ser obedientes ao apelo de Deus e trabalhar na construção, iniciando pela reconstrução de pilares que precisam de reparações. Um desse pilares é nossa vida de oração. Portanto vamos nos unir, através da Palavra e da oração.

A prática da leitura orante da Palavra de Deus é algo que devemos reconstruir em nossa espiritualidade, por isso, a cada dia da quaresma, vamos meditar um trecho da Sagrada Escritura. Transformando este período num tempo de escuta, de intimidade, de diálogo com o Senhor.

Desejamos, ardentemente, mergulhar no conhecimento da Palavra, porque como nos afirma São Jerônimo “quem não conhece as escrituras, não conhece a potência de Deus, nem sua sabedoria”. Se quisermos nos fortalecer, aprofundar nossos alicerces, ser potencializados na evangelização com poder, com sabedoria, temos um caminho a seguir: o da leitura da Palavra de Deus!

Irmãos, com perseverança, vamos, dia-a-dia, mergulhar no coração de Deus através do que temos na Bíblia.

DIRECIONAMENTOS: TEMAS A SEREM MEDITADOS

Vamos seguir um caminho assim: teremos uma reflexão diária, que terá início na quarta-feira de cinzas (17 de fevereiro) e irá até a Semana Santa. Abaixo, estão descritas quais são as meditações de cada dia. Primeiramente de quarta-feira, até sábado (20 de fevereiro). Depois, as leituras e meditações da primeira semana. Leia atentamente para compreender. Os temas das demais semanas serão disponibilizados gradualmente, no decorrer da Quaresma.

Temas para reflexão da quarta-feira de cinzas até sábado, 20 de fevereiro:
Quarta-feira de cinzas: “Voltai a mim de todo o coração!”
Quinta-feira após a quarta de cinzas: “Ama o Senhor, teu Deus, e obedece-lhe”
Sexta-feira após a quarta de cinzas: “Sabeis qual é o jejum que eu aprecio!”
Sábado após a quarta de cinzas: não vim chamar à conversão os justos, mas os pecadores.

Temas para reflexões das semanas da quaresma.
“Temos uma responsabilidade de apoiados pelo Espírito Santo, em comunhão com os sucessores dos apóstolos e o sucessor de Pedro, difundimos mais, ainda mais, a Palavra de Deus no coração do mundo, deste nosso mundo que insiste em viver como se Deus não existisse, mas que ao mesmo tempo tem fome e sede de Deus e de sua Palavra. Esta é a tarefa dos movimentos eclesiais e das novas comunidades: Edificar a Igreja e servir a humanidade, de forma particular, anunciando que a Palavra Viva de Deus é uma pessoa – Jesus Cristo, Nosso Senhor. E o encontro pessoal com Ele é capaz de transformar a vida”, nos disse Bento XVI na Vigília de Pentecostes em 2008.
Com base nessas responsabilidades, vamos trabalhar um tema em cada semana, direcionando as leituras para isso:
I Semana: Reconstruir nossas muralhas
II Semana: Edificar a Igreja – Casa da Palavra.
III Semana: Viver a Palavra – Rosto da Palavra
IV Semana: Anunciar a Palavra – Voz da Palavra
V Semana: Caminhar coma Palavra – Missões
Semana Santa – As Palavras de Jesus na Cruz

PRÁTICA: INICIANDO NOSSA CAMINHADA EM PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA

Quarta-feira de cinzas.
“Voltai a mim de todo o coração”(Joel 2, 12ª).
A Igreja nos ensina, neste dia, a prática espiritual que nos auxilia no caminho da conversão: o jejum e a abstinência de carne.
A passagem que vamos utilizar para meditar é Joel 2,12-18, cujo titulo já é um “apelo a penitência”. Vamos nos unir em comunhão com toda Igreja, refletindo nas palavras fortes de Joel: “rasgai os vossos corações, e não as vossas roupas, retornai a vosso Deus, porque Ele é bondoso e misericordioso...ordenai um jejum, proclamai uma reunião sagrada! Reuni o povo, convocai a comunidade, congregai os anciãos, reuni os jovens e os lactentes” (Cf. versículos 13,15,16).
Irmãos é uma convocação do profeta, vamos, enquanto Renovação Carismática Católica nos unir e orar juntos com esta passagem desejando profundamente rasgar o nosso coração a Deus.
Oremos com esta passagem apresentando ao Nosso Senhor os nossos propósitos de mudança de vida, de conversão, de comprometimento com a verdade. Assim como a Palavra nos diz, vamos nos reunir apresentando ao Senhor tudo que envolve nossa vida, nosso servir, nossa família, a família carismática. Unamo-nos pela Palavra!
Para nos fortalecer, no Senhor, façamos jejum e entremos na abstinência de carne. Sabemos e conhecemos nossa fraqueza, por isso é muito importante que neste período peçamos o Espírito Santo.

Nenhum comentário: